PRATICANDO SABERES E CONSTRUINDO IDEIAS EM GEOCIÊNCIAS - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0008
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0008Schlagworte:
geologia, ensino, inclusão social, escola, extensão.Abstract
Este trabalho objetiva apresentar a formação e atuação do Projeto de Extensão Universitária “Museu Virtual Geológico do Pampa” (Sippee nº 0301315-Unipampa), criado a partir do ideal de difundir o conhecimento geológico nas escolas da cidade de Caçapava do Sul - RS, e relatar as experiências e sentimentos oriundos dos participantes das atividades. Através da materialização de estruturas e acontecimentos geológicos, que envolvem não só o que aconteceu na região, mas episódios relacionados a todo o planeta Terra, foram realizadas pesquisas bibliográficas e oficinas. Para tanto, desenvolveram-se conversas informais, atividades práticas e registros fotográficos. Os dados obtidos indicaram que as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto despertaram sentimentos, sensações, interatividade, comunicação e interesse pela Geologia, implantando uma cultura geológica na comunidade local e demonstrando a importância da região no âmbito das Geociências. Percebeu-se que o aprendizado fora dos muros da escola, o contato dos alunos com o meio universitário são importantes ferramentas na educação e inclusão social.
Literaturhinweise
BORBA, A.W. Proposta de uma (geo)identidade visual para Caçapava do Sul, “Capital Gaúcha da Geodiversidade”. Geographia Meridionalis, Pelotas, v. 1, n. 2 jul-dez. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Geographis/article/view/6981/4927>. Acesso em: 02 mai. 2016.
CORDANI, G.U. O planeta Terra e suas origens. In: TEIXEIRA; TOLEDO; FAIRCHILD; TAIOLI (Org.). Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009, p. 1-26.
FERREIRA, J.B. Dicionário de Geociências. São Paulo: Madras, 1980.
REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE. População de Caçapava do Sul, do IBGE Cidades. Disponível em: < http://cod.ibge.gov.br /464> Acesso em: 12 abr. 2016.
PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T.H. Registro das Rochas e Escala do Tempo Geológico In: GROTZINGER; JORDAN (Org.). Para Entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006, p. 247-248.
REGINALDO, C.C.; SHEID, N.J.; GÜLLICH, R.I.C O ensino de ciências e a experimentação. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul, 2012. 1 CD-ROM.
RIO GRANDE DO SUL (Estado). Lei Ordinária Estadual nº 14.708, de 15 de julho de 2015. Assembléia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, DOE n.º 134, de 16 de julho de 2015.
MATA-PERELLÓ, J.M.; MATA-LLEONART, R.; VINTRÓ-SÁNCHEZ, C.; RESTREPO-MARTÍNEZ, C. Social Geology: a new perspective on Geology. Dyna, Colômbia, v. 79, n. 171, p. 158-166, 2012.
SCHIAVO, A. A. N.; RIBÓ, C. M. E. Estimulando todos os sentidos de 0 a 6 anos. In: SEMINÁRIO DO CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16., 2007, Campinas. Anais... Campinas, 2007. 1 CD-ROM.
VILLAR, A. E. V. Nova concepção de extensão universitária no Brasil. 2011. 131f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.