DIVERSIDADE DE GÊNERO E EDUCAÇÃO SEXUAL: A EXPERIÊNCIA EM EXTENSÃO NO PROJETO RONDON EM ACARI (RN)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0011Schlagworte:
educação, diversidade, gênero.Abstract
Há consenso entres os estudiosos sobre a complexidade em se trabalhar a questão de gênero nas escolas e nos espaços públicos. Diante disso, uma das oficinas do Projeto Rondon, Operação Forte dos Reis Magos 2016, no município de Acari (RN), foi a de “Diversidade de Gênero e Educação Sexual”, alcançando os professores, alunos e a sociedade. As oficinas buscaram conscientizar, problematizar e capacitar sobre o assunto. Para isso, trabalhou-se com fontes históricas, midiáticas e mecanismos das redes sociais. Portanto, este artigo tem como objetivo apresentar a experiência com as oficinas de diversidade de gênero e educação sexual em uma atividade de extensão no interior do Rio Grande do Norte. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento bibliográfico, realização das atividades de extensão e sistematização dos resultados. Os resultados foram notáveis, visto que a realidade na qual o município está inserido dificulta ainda mais o trabalho com a questão de gênero.
Literaturhinweise
A DIFERENÇA entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual. Disponível em: <http://www.livrariaflorence.com.br/blog/a-diferenca-entre-sexo-identidade-de-genero-e-orientacao-sexual/>. Acesso em: 29 mar. 2017.
BEAUVOIR, S. A Força da Idade. Tradução por: Sérgio Milliet. 2.ed. Título Original: La Force de L’âge. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BRASIL, Ministério da Defesa. Concepções Políticas do Projeto Rondon. Portaria Normativa nº 2.617/MD, de 7 de dezembro de 2015. Disponível em: <http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/index/downloads/categoria/362/module/default> Acesso em: 01 abr. 17.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico de 2010. Disponível em: . Acesso em: 04 abr. 17.
LAURETIS, T. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, B.H. Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
MACEDO, H. Existem índios no Rio Grande do Norte? A propósito da presença de populações indígenas no Sertão do Seridó entre os séculos XVIII e XIX. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, Ano III, n. 26, jul. 2003. Disponível em: <https://www.espacoacademico.com.br/026/26cmacedo.htm> Acesso em: 01 abr. 17.
MALAVOLTA, A. Liberdades religiosas e Liberdades Sexuais e Reprodutivas em um Estado Laico. In: NARDI, H. et al. (Org.).Diversidade Sexual e Relações de Gênero nas Políticas Públicas: o que a laicidade tem a ver com isso? Porto Alegre: Deriva/Aprapso, 2015, p. 39-59.
MARIUSSO, V. H. “o Esquadrão Mata-Bichas”: sexualidades fora da norma e violência no Brasil. Fatos&Versões, Mato Grosso do Sul, v.7, n.13, 2015. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/fatver/article/view/1279/805> Acesso em: 01 abr. 17.
MORAES, C. El País. A cultura do estupro que condena as mulheres ao medo no Brasil. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2016/05/27/politica/1464385804_818566.html> Acesso em: 27 mar. 17.
MORAES, M. O homofóbico dentro de cada um. 16 jun.16. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-homofobico-dentro-de-cada-um>. Acesso em: 29 mar. 17.
NUNES, A.L.P.F.; SILVA, M.B.C. A extensão universitária no ensino superior e na sociedade. Mal-Estar e Sociedade,Barbacena, Ano IV, n. 7, p. 119-133, jul./dez. 2011.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf. Acesso em: 01 abr. 17.
ONU. Mulheres Brasil. Igualdade de gênero. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZCGLC-vziRc> Acesso em: 24 mar. 17.
PORTAL G1. Ataque em boate gay deixa 50 mortos em Orlando, nos EUA. 12 jun. 16. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/policia-diz-que-ataque-em-boate-nos-eua-deixou-50-mortos.html>. Acesso em: 04 abr. 17.
RIO GRANDE DO NORTE, Governo do. Rio Grande do Norte: história, indicadores e fotos. Disponível em: . Acesso em: 04 abr. 17.
RONDON. História do Projeto Rondon, 2016. Disponível em:<http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/index/pagina/id/9718/area/C/module/default> Acesso em: 04 abr. 17.
SILVA, T. T.da (Org.). Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.
TIEMI, C.; MAJOLO, Natalie. Jornalismo Júnior USP. Sexualidade e ignorância. Disponível em: <http://galeria.jornalismojunior.com.br/sexualidade-e-ignorancia/> Acesso em: 29 mar.17.
Downloads
Zusätzliche Dateien
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.