A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE DISCENTES PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO TRILHA FINANCEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21559.010

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a importância do treinamento para a atuação no projeto de extensão Trilha Financeira, por meio das experiências discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. A construção deste relato perpassou pela análise de dados qualitativos e quantitativos, advindos dos estudantes de cursos superiores de Gestão Comercial e de Engenharia Civil e do curso técnico em Contabilidade. Diante do processo formativo executado, a maioria dos discentes se mostraram satisfeitos em relação aos aspectos gerais das capacitações. Além disso, eles consideram importante a participação em formações, antes dos integrantes de projetos de extensão entrarem em ação junto à comunidade. Os principais motivos para a preparação dos discentes são: maior segurança para entrar em ação, desenvolvimento do aprendizado e compreensão das finalidades do projeto de extensão como um todo.

Biografia do Autor

Allisson Silva dos Santos, UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Administração com ênfase em Finanças e Métodos Quantitativos pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Renata Ellen Martins da Silva, Instituto Federal da Paraíba

Graduanda em Gestão Comercial pelo Instituto Federal da Paraíba

Signey Everton Edival de Sousa, Instituto Federal da Paraíba

Graduando do Curso Bacharelado em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras.

Renata Braga Berenguer de Vasconcelos, Instituto Federal da Paraíba

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2017) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2021). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, disclosure, assimetria de informação e estrutura de capital.

Jaciara Gomes Raposo Figueiredo, Instituto Federal da Paraíba

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possui especialização em Controladoria e Contabilidade pelo Instituto Paraibano de Educação (UNIPÊ) e Mestrado em Gestão de Organizações pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com linha de pesquisa em aprendizagem em organizações. Atualmente é professora substituta no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em incubação e acompanhamento de empreendimentos de economia solidária e cooperativas. Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão, empreendedorismo, economia local e desenvolvimento.

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Publicado

2023-04-24