SEMANA(S) DO BRINCAR NO CURSO DE PEDAGOGIA - UEPG: A DEFESA DO DIREITO DE BRINCAR E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRINCANTES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.24302.030

Abstract

Pesquisas e estudos em diferentes áreas do conhecimento, têm ressaltado a importância do brincar no desenvolvimento humano e, de forma mais expressiva, na infância. A Semana Mundial do Brincar, um movimento mundial que visa propagar essa compreensão, tem sido divulgada por meio da Aliança pela infância no Brasil. Engajadas nesse movimento, a área de infância do Curso de Pedagogia, desde 2017, tem realizado o evento de extensão “Semana do Brincar: a Pedagogia Brinca”, por meio da qual propõe vivências lúdicas e a constituição de um espaço formativo para a constituição do professor brincante. A atividade se organiza na defesa do brincar como direito da criança, mas também, como uma perspectiva da formação que favorece uma compreensão mais aprofundada a respeito do brincar e do movimento corporal da criança. Tomando como referência os estudos de Fortuna (2005), Friedmann (1998), Moyles (2002), dentre outros, embasamos as reflexões e ações da Semana do Brincar. A proposta, no curso de Pedagogia, visa proporcionar experiências brincantes aos acadêmicos por meio de instalações e intervenções lúdicas e oficinas, bem como espaços de reflexão por meio de palestras e discussões. Nas quatro edições da Semana do Brincar, observou-se uma sensibilidade maior de professores e acadêmicos no que se refere à compreensão e valorização do brincar nos processos educativos das crianças. Com vistas a organização da Curricularização da Extensão na UEPG, apresentamos as possibilidades e caminhos que vislumbramos a fim de problematizar e participar junto a comunidade, no que diz respeito as demandas do brincar como direito da criança e na formação de professores brincantes.

Author Biographies

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa _PR

PhD in Educational Sciences from the National University of La Plata–Argentina. Professor at the Department of Pedagogy at the State University of Ponta Grossa. Professor in the Postgraduate Program in Education-PPGE UEPG.

Izabelle Cristina de Almeida, UEPG

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora de Educação Física na Educação Infantil na rede privada em Ponta Grossa/PR. Professora no Ensino Superior no Departamento de Pedagogia (UEPG) e na Faculdade Sagrada Família. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil (GEPEEDI/UEPG-CNPq).

Marilucia Antonia de Resende Peroza, Universidade Estadual de Ponta Grossa PR



Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail:<malu.uepg@gmail.com

Published

2024-11-26

Issue

Section

Dossiê: Curricularização da Extensão