SEMANA(S) DO BRINCAR NO CURSO DE PEDAGOGIA - UEPG: A DEFESA DO DIREITO DE BRINCAR E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRINCANTES
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.24302.030Resumen
Pesquisas e estudos em diferentes áreas do conhecimento, têm ressaltado a importância do brincar no desenvolvimento humano e, de forma mais expressiva, na infância. A Semana Mundial do Brincar, um movimento mundial que visa propagar essa compreensão, tem sido divulgada por meio da Aliança pela infância no Brasil. Engajadas nesse movimento, a área de infância do Curso de Pedagogia, desde 2017, tem realizado o evento de extensão “Semana do Brincar: a Pedagogia Brinca”, por meio da qual propõe vivências lúdicas e a constituição de um espaço formativo para a constituição do professor brincante. A atividade se organiza na defesa do brincar como direito da criança, mas também, como uma perspectiva da formação que favorece uma compreensão mais aprofundada a respeito do brincar e do movimento corporal da criança. Tomando como referência os estudos de Fortuna (2005), Friedmann (1998), Moyles (2002), dentre outros, embasamos as reflexões e ações da Semana do Brincar. A proposta, no curso de Pedagogia, visa proporcionar experiências brincantes aos acadêmicos por meio de instalações e intervenções lúdicas e oficinas, bem como espaços de reflexão por meio de palestras e discussões. Nas quatro edições da Semana do Brincar, observou-se uma sensibilidade maior de professores e acadêmicos no que se refere à compreensão e valorização do brincar nos processos educativos das crianças. Com vistas a organização da Curricularização da Extensão na UEPG, apresentamos as possibilidades e caminhos que vislumbramos a fim de problematizar e participar junto a comunidade, no que diz respeito as demandas do brincar como direito da criança e na formação de professores brincantes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.