SEMANA(S) DO BRINCAR NO CURSO DE PEDAGOGIA - UEPG: A DEFESA DO DIREITO DE BRINCAR E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRINCANTES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.24302.030

Résumé

Pesquisas e estudos em diferentes áreas do conhecimento, têm ressaltado a importância do brincar no desenvolvimento humano e, de forma mais expressiva, na infância. A Semana Mundial do Brincar, um movimento mundial que visa propagar essa compreensão, tem sido divulgada por meio da Aliança pela infância no Brasil. Engajadas nesse movimento, a área de infância do Curso de Pedagogia, desde 2017, tem realizado o evento de extensão “Semana do Brincar: a Pedagogia Brinca”, por meio da qual propõe vivências lúdicas e a constituição de um espaço formativo para a constituição do professor brincante. A atividade se organiza na defesa do brincar como direito da criança, mas também, como uma perspectiva da formação que favorece uma compreensão mais aprofundada a respeito do brincar e do movimento corporal da criança. Tomando como referência os estudos de Fortuna (2005), Friedmann (1998), Moyles (2002), dentre outros, embasamos as reflexões e ações da Semana do Brincar. A proposta, no curso de Pedagogia, visa proporcionar experiências brincantes aos acadêmicos por meio de instalações e intervenções lúdicas e oficinas, bem como espaços de reflexão por meio de palestras e discussões. Nas quatro edições da Semana do Brincar, observou-se uma sensibilidade maior de professores e acadêmicos no que se refere à compreensão e valorização do brincar nos processos educativos das crianças. Com vistas a organização da Curricularização da Extensão na UEPG, apresentamos as possibilidades e caminhos que vislumbramos a fim de problematizar e participar junto a comunidade, no que diz respeito as demandas do brincar como direito da criança e na formação de professores brincantes.

Bibliographies de l'auteur-e

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Ciencias de la Educación pela Universidade Nacional de La Plata – Argentina. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

Izabelle Cristina de Almeida, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora de Educação Física na Educação Infantil na rede privada em Ponta Grossa/PR. Professora no Ensino Superior no Departamento de Pedagogia (UEPG) e na Faculdade Sagrada Família. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil (GEPEEDI/UEPG-CNPq).

Marilucia Antonia de Resende Peroza, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Téléchargements

Publié-e

2024-11-26

Numéro

Rubrique

Dossiê: Curricularização da Extensão