FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA INFANTIL: DESAFIOS DE UM PROJETO EXTENSIONISTA
Keywords:
Formação inicial, Formação continuada, Leitura e reescrita de textos. Literatura infantil.Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no projeto de extensão Construindo Saberes na Diversidade, no segundo semestre de 2005, e durante o ano letivo de 2006, nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Agenoridas Stadler, em Ponta Grossa – PR. Esse projeto integrou professores e acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia e Artes. Num primeiro momento, lançamos um olhar mais criterioso sobre a formação continuada dos professores que atuam na referida escola, oferecendo-lhes, a partir das necessidades externadas em uma sondagem inicial, um ciclo de estudos em serviço e nas dependências da UEPG. Num segundo momento, a atenção recaiu sobre as crianças da classe de 8 anos, do período da tarde, e sobre as crianças da classe de 8 e 9 anos, do período da manhã. Os resultados foram bastante significativos. Acadêmicos de Letras, partícipes do projeto, vivenciaram experiências teórico-práticas que contribuíram com a formação inicial, respaldando o trabalho docente de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª série. Já os professores da escola foram conduzidos a reflexões e práticas que reforçaram o caráter interdisciplinar da língua e lúdico da literatura nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Downloads
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.