FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA INFANTIL: DESAFIOS DE UM PROJETO EXTENSIONISTA
Mots-clés :
Formação inicial, Formação continuada, Leitura e reescrita de textos. Literatura infantil.Résumé
Este artigo tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no projeto de extensão Construindo Saberes na Diversidade, no segundo semestre de 2005, e durante o ano letivo de 2006, nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Agenoridas Stadler, em Ponta Grossa – PR. Esse projeto integrou professores e acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia e Artes. Num primeiro momento, lançamos um olhar mais criterioso sobre a formação continuada dos professores que atuam na referida escola, oferecendo-lhes, a partir das necessidades externadas em uma sondagem inicial, um ciclo de estudos em serviço e nas dependências da UEPG. Num segundo momento, a atenção recaiu sobre as crianças da classe de 8 anos, do período da tarde, e sobre as crianças da classe de 8 e 9 anos, do período da manhã. Os resultados foram bastante significativos. Acadêmicos de Letras, partícipes do projeto, vivenciaram experiências teórico-práticas que contribuíram com a formação inicial, respaldando o trabalho docente de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª série. Já os professores da escola foram conduzidos a reflexões e práticas que reforçaram o caráter interdisciplinar da língua e lúdico da literatura nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.