FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA INFANTIL: DESAFIOS DE UM PROJETO EXTENSIONISTA
Palavras-chave:
Formação inicial, Formação continuada, Leitura e reescrita de textos. Literatura infantil.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no projeto de extensão Construindo Saberes na Diversidade, no segundo semestre de 2005, e durante o ano letivo de 2006, nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Agenoridas Stadler, em Ponta Grossa – PR. Esse projeto integrou professores e acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia e Artes. Num primeiro momento, lançamos um olhar mais criterioso sobre a formação continuada dos professores que atuam na referida escola, oferecendo-lhes, a partir das necessidades externadas em uma sondagem inicial, um ciclo de estudos em serviço e nas dependências da UEPG. Num segundo momento, a atenção recaiu sobre as crianças da classe de 8 anos, do período da tarde, e sobre as crianças da classe de 8 e 9 anos, do período da manhã. Os resultados foram bastante significativos. Acadêmicos de Letras, partícipes do projeto, vivenciaram experiências teórico-práticas que contribuíram com a formação inicial, respaldando o trabalho docente de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª série. Já os professores da escola foram conduzidos a reflexões e práticas que reforçaram o caráter interdisciplinar da língua e lúdico da literatura nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
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