A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE VISITAÇÕES A MUSEUS: INTERAÇÕES EM TORNO DA MEMÓRIA E DO PATRIMÔNIO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0013Palabras clave:
história da educação, memória, patrimônio cultural.Resumen
A atividade extensionista “Patrimônio Cultural e Memória: fontes para a pesquisa em História da Educação” foi realizada em forma de curso, durante o segundo semestre de 2016, e teve como objetivo aprofundar o conhecimento no campo específico da história da educação, estabelecendo relações com os estudos sobre memória e patrimônio cultural no Brasil. A partir das visitações ao Museu Paranaense (Curitiba - PR) e ao Museu Nacional de Imigração e Colonização (Joinville - SC), promoveu-se a interação entre estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais responsáveis pelas visitações aos museus analisados. Compreendeu-se que proporcionar viagens de estudos no âmbito da formação acadêmica, no caso em específico para a área da Educação, possibilita um redimensionamento curricular e incentiva a formação de professores/as pesquisadores/as. Foram evidenciadas diferenciadas possibilidades de compreensão de diversas fontes para pesquisas correlacionadas à Memória, História e História da Educação.
Citas
BOURDIEU, Pierre. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: USP; Porto Alegre: Zook, 2007.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
MUSEU Nacional de Imigração e Colonização. Disponível em <http://museudeimigracao.blogspot.com.br/p/blog-page_14.html>. Acesso em: 31 ago. 2017.
MUSEU PARANAENSE. Disponível em <http://www.museuparanaense.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=48>. Acesso em: 31 ago. 2017.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-39, 1993.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos. Vértice, Rio de Janeiro, v. 2, n.3, p. 3-15, 1989.
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Museus brasileiros e política cultural._Revista Brasileira de Ciências Sociais,_São Paulo, v. 19,_n. 55,_p. 53-72. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092004000200004>. Acesso em: 30_ago._2017._
STEPHANOU, Maria. Problematizações em torno do tema memória e história da educação. História da Educação, Pelotas, v. 2, n. 4, p. 131-141. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30717>. Acesso em: 30_ago._2017._
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.