A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE VISITAÇÕES A MUSEUS: INTERAÇÕES EM TORNO DA MEMÓRIA E DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Autori

  • Maria Julieta Weber Cordova Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0013

Parole chiave:

história da educação, memória, patrimônio cultural.

Abstract

A atividade extensionista “Patrimônio Cultural e Memória: fontes para a pesquisa em História da Educação” foi realizada em forma de curso, durante o segundo semestre de 2016, e teve como objetivo aprofundar o conhecimento no campo específico da história da educação, estabelecendo relações com os estudos sobre memória e patrimônio cultural no Brasil. A partir das visitações ao Museu Paranaense (Curitiba - PR) e ao Museu Nacional de Imigração e Colonização (Joinville - SC), promoveu-se a interação entre estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais responsáveis pelas visitações aos museus analisados. Compreendeu-se que proporcionar viagens de estudos no âmbito da formação acadêmica, no caso em específico para a área da Educação, possibilita um redimensionamento curricular e incentiva a formação de professores/as pesquisadores/as. Foram evidenciadas diferenciadas possibilidades de compreensão de diversas fontes para pesquisas correlacionadas à Memória, História e História da Educação.

Biografia autore

Maria Julieta Weber Cordova, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). PR - Brasil. Doutorado em Sociologia.

 

Riferimenti bibliografici

BOURDIEU, Pierre. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: USP; Porto Alegre: Zook, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

MUSEU Nacional de Imigração e Colonização. Disponível em <http://museudeimigracao.blogspot.com.br/p/blog-page_14.html>. Acesso em: 31 ago. 2017.

MUSEU PARANAENSE. Disponível em <http://www.museuparanaense.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=48>. Acesso em: 31 ago. 2017.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-39, 1993.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos. Vértice, Rio de Janeiro, v. 2, n.3, p. 3-15, 1989.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Museus brasileiros e política cultural._Revista Brasileira de Ciências Sociais,_São Paulo, v. 19,_n. 55,_p. 53-72. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092004000200004>. Acesso em: 30_ago._2017._

STEPHANOU, Maria. Problematizações em torno do tema memória e história da educação. História da Educação, Pelotas, v. 2, n. 4, p. 131-141. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30717>. Acesso em: 30_ago._2017._

Pubblicato

2017-12-21