AVALIANDO O PROGRAMA MUTIRÃO PELA INCLUSÃO DIGITAL EM BUSCA DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0014

Palabras clave:

Arquiteturas Pedagógicas, Aprendizagem, Comunicação, Participação.

Resumen

A presente pesquisa está vinculada ao programa de extensão “Mutirão pela Inclusão Digital”, da Universidade de Passo Fundo (UPF), e tem como objetivo compreender as potencialidades e as limitações da metodologia utilizada nas Oficinas de Informática e Cidadania nele oferecidas sob o prisma teórico das Arquiteturas Pedagógicas, propostas por Carvalho, Nevado e Menezes (2007). O método utilizado para a condução da referida avaliação caracteriza a pesquisa como qualitativa de cunho exploratório, e a coleta de dados primários foi feita por meio de uma triangulação de instrumentos. Os sujeitos da pesquisa figuraram como 31 alunos da educação infantil, dois professores e quatro monitores das referidas Oficinas. Os principais resultados permitem concluir que a metodologia em foco está em convergência com o conceito das Arquiteturas Pedagógicas, sendo uma alternativa potente de transformação social por meio de atividades de extensão da Universidade na comunidade.

Biografía del autor/a

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS - Brasil. Doutorado em Informática na Educação. 

 

 

Amilton Martins, Faculdade Meridional - IMED

Professor da Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo, RS - Brasil. Doutorado em Educação.

 

 

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Publicado

2018-04-30