AVALIANDO O PROGRAMA MUTIRÃO PELA INCLUSÃO DIGITAL EM BUSCA DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0014Palabras clave:
Arquiteturas Pedagógicas, Aprendizagem, Comunicação, Participação.Resumen
A presente pesquisa está vinculada ao programa de extensão “Mutirão pela Inclusão Digital”, da Universidade de Passo Fundo (UPF), e tem como objetivo compreender as potencialidades e as limitações da metodologia utilizada nas Oficinas de Informática e Cidadania nele oferecidas sob o prisma teórico das Arquiteturas Pedagógicas, propostas por Carvalho, Nevado e Menezes (2007). O método utilizado para a condução da referida avaliação caracteriza a pesquisa como qualitativa de cunho exploratório, e a coleta de dados primários foi feita por meio de uma triangulação de instrumentos. Os sujeitos da pesquisa figuraram como 31 alunos da educação infantil, dois professores e quatro monitores das referidas Oficinas. Os principais resultados permitem concluir que a metodologia em foco está em convergência com o conceito das Arquiteturas Pedagógicas, sendo uma alternativa potente de transformação social por meio de atividades de extensão da Universidade na comunidade.
Citas
BODGAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria dos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.
CARVALHO, Marie J. S.; NEVADO, Rosane; MENEZES, Crediné S. Aprendizagem em rede na educação à distância: estudos e recursos para a formação de professores. Porto Alegre-RS: Lens, 2007.
FOLHA DE SÃO PAULO. Educação: Só 1 em 10 alunos está satisfeito, e maioria pede tecnologia nas aulas. 22 set. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/5qTyfN>. Acesso em: 30 set. 2016.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 3.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
MICHELS, Ana Beatriz; ARAGÓN, Rosane. Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender: do fazer ao compreender no contexto da educação a distância. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v.19, n.2, p. 263-281, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.2.14738
PIAGET, Jean. O raciocínio da criança. Rio de Janeiro: Record, 1980.
VEEN, Wim; VRAKKING, Bem. Homo Zappiens: educando na era digital. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.