AVALIANDO O PROGRAMA MUTIRÃO PELA INCLUSÃO DIGITAL EM BUSCA DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0014

Mots-clés :

Arquiteturas Pedagógicas, Aprendizagem, Comunicação, Participação.

Résumé

A presente pesquisa está vinculada ao programa de extensão “Mutirão pela Inclusão Digital”, da Universidade de Passo Fundo (UPF), e tem como objetivo compreender as potencialidades e as limitações da metodologia utilizada nas Oficinas de Informática e Cidadania nele oferecidas sob o prisma teórico das Arquiteturas Pedagógicas, propostas por Carvalho, Nevado e Menezes (2007). O método utilizado para a condução da referida avaliação caracteriza a pesquisa como qualitativa de cunho exploratório, e a coleta de dados primários foi feita por meio de uma triangulação de instrumentos. Os sujeitos da pesquisa figuraram como 31 alunos da educação infantil, dois professores e quatro monitores das referidas Oficinas. Os principais resultados permitem concluir que a metodologia em foco está em convergência com o conceito das Arquiteturas Pedagógicas, sendo uma alternativa potente de transformação social por meio de atividades de extensão da Universidade na comunidade.

Bibliographies de l'auteur-e

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS - Brasil. Doutorado em Informática na Educação. 

 

 

Amilton Martins, Faculdade Meridional - IMED

Professor da Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo, RS - Brasil. Doutorado em Educação.

 

 

Références

BODGAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria dos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.

CARVALHO, Marie J. S.; NEVADO, Rosane; MENEZES, Crediné S. Aprendizagem em rede na educação à distância: estudos e recursos para a formação de professores. Porto Alegre-RS: Lens, 2007.

FOLHA DE SÃO PAULO. Educação: Só 1 em 10 alunos está satisfeito, e maioria pede tecnologia nas aulas. 22 set. 2016. Disponível em: <https://goo.gl/5qTyfN>. Acesso em: 30 set. 2016.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 3.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

MICHELS, Ana Beatriz; ARAGÓN, Rosane. Arquiteturas pedagógicas no processo de empreender: do fazer ao compreender no contexto da educação a distância. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v.19, n.2, p. 263-281, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.2.14738

PIAGET, Jean. O raciocínio da criança. Rio de Janeiro: Record, 1980.

VEEN, Wim; VRAKKING, Bem. Homo Zappiens: educando na era digital. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Téléchargements

Publié-e

2018-04-30