IDENTIDADE E MEMÓRIA DOCENTE: UMA PERSPECTIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL NO ALTO URUGUAI (COREDE NORTE)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0014Palabras clave:
Docente, História Oral, Identidade, Memória.Resumen
Guardar documentos e memórias que marcam e simbolizam momentos da trajetória de vidas é comum entre as pessoas. Alguns necessitam guardar todo tipo de documento, para outros, apenas aqueles que estiveram presentes em momentos marcantes é suficiente. Observando-os de longe podem ser apenas “papéis velhos”, mas para aqueles que os enxergam com um olhar de pesquisador são fontes de pesquisa, oportunizando não apenas conhecer o possuidor de tais documentos, mas também os costumes, cultura e hábitos da época em estudo. Acrescido às fontes documentais, é de suma importância a guarda e preservação da memória através do uso da metodologia de História Oral. Com isso, propusemo-nos a desenvolver atividades de busca, análise e ressignificação da memória de docentes que atuaram na área rural no período de 1950-1980 no Corede Norte/RS, a fim de coletar depoimentos orais de docentes que atuaram na Escola Básica, deixando suas memórias em registro.
Citas
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação do campo. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
LEWIS, A. Economic development with unlimited supplies of labour. The Manchester School, Manchester, v.22, n. 2, 1954.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 2000. Cap. I.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, dez. 1993.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, abr. 2009.
VIÑAO, Antonio. Las autobiografias,memórias y diários como fuente histórico-educativa: tipologia y usos. Revista Teias, Programa de Pós-Graduação em Educação da UER, Rio de Janeiro, n.1, jun., p.82-97, 2000.
WENCZENOVICZ, Thaís. J. Education and Fundamental Rights: Reflections on Affirmative Action in Brazil. Education and Science without Borders journal, v. VI, p. 83-109, 2013.
Fontes eletrônicas:
COREDE Norte/Rio Grande do Sul, 2017. Perfil sócio econômico. Dados gerais. Disponível em: <https://www.fee.rs.gov.br/perfil-socioeconomico/coredes/detalhe/coredenorte>. Acesso em: 31 ago. 2018.
IBGE. Dados e Estatísticas/2010. [on line]. Disponível em: <http://e.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=41&dados=29>. Acesso em: 15 abr. 2018.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panoramas da Educação no Campo, 2007. [on line]. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em: 22 abr. 2018.
_______. Censo Escolar. 2015. [on line]. Disponível em: http: /portal.inep.gov.br>. Acesso em: 14 fev. 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.