IDENTIDADE E MEMÓRIA DOCENTE: UMA PERSPECTIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL NO ALTO URUGUAI (COREDE NORTE)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0014Parole chiave:
Docente, História Oral, Identidade, Memória.Abstract
Guardar documentos e memórias que marcam e simbolizam momentos da trajetória de vidas é comum entre as pessoas. Alguns necessitam guardar todo tipo de documento, para outros, apenas aqueles que estiveram presentes em momentos marcantes é suficiente. Observando-os de longe podem ser apenas “papéis velhos”, mas para aqueles que os enxergam com um olhar de pesquisador são fontes de pesquisa, oportunizando não apenas conhecer o possuidor de tais documentos, mas também os costumes, cultura e hábitos da época em estudo. Acrescido às fontes documentais, é de suma importância a guarda e preservação da memória através do uso da metodologia de História Oral. Com isso, propusemo-nos a desenvolver atividades de busca, análise e ressignificação da memória de docentes que atuaram na área rural no período de 1950-1980 no Corede Norte/RS, a fim de coletar depoimentos orais de docentes que atuaram na Escola Básica, deixando suas memórias em registro.
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