DESAFIOS NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs): UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22674.059

Resumen

No escopo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), este estudo explora as dificuldades no uso de tecnologias enfrentadas por professores de Educação Física participantes do I Congresso Ibero-Americano de Tecnologias e Mídias na Educação Física (CITMEF). Em sintonia com as exigências do cenário pandêmico, o evento foi uma ação extensionista destinada a promover saberes entre professores da Educação Básica na Ibero-América. Utilizando uma abordagem descritiva e qualitativa, a metodologia empregou questionários como instrumento de avaliação, analisando 98 respostas após a exclusão de 17 não relacionadas ao tema. O estudo identificou, nas dimensões da prática docente, três barreiras para a integração das TDICs em sala de aula: 1. Barreiras organizacionais; 2. Barreiras pessoais; e 3. Barreiras pedagógicas. Concluímos destacando a relevância de projetos de extensão para fortalecer a conexão entre universidade e comunidade docente, além de sugerir estratégias para superar essas barreiras como temas para próximas edições do evento.


Palavras-chave: Tecnologia Digital; Prática Profissional; Educação Física.

Biografía del autor/a

Fábio Batista Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Aluno de Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte – Brasil. 

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte – Brasil. Doutorado em Comunicação.

Publicado

2024-02-01