A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

Autores/as

  • Francivaldo Alves Nunes Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Docência, História, Amazônia

Resumen

O presente texto é resultados do projeto de extensão “Interfaces do ensino e docência: produção de ferramentas e instrumentação da prática do professor de História no interior da Amazônia”, desenvolvido no Campus de Cametá e vinculado ao Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) nos anos de 2010 e 2011. Procuramos demonstrar que as atividades vinculadas à extensão e que foram desenvolvidas ao longo dos dois anos de existência do projeto estavam associadas ao princípio de que a formação do licenciando em História deve ser orientada pelo conhecimento das condições concretas da escola, fundamentalmente, pela história dos seus sujeitos-educandos e do contexto social em que indivíduos e instituição estão inseridos.

Biografía del autor/a

Francivaldo Alves Nunes, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.

Publicado

2015-04-27