REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESPAÇO ESCOLAR: UM RELATO DE EXTENSÃO

Autores/as

  • Angela Maria Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Marinez Soster dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Denise Finger Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Angélica Zanittini Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Eloá Vanilla Franceschi Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Jeane Barros de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Fabiana Brum Haag Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Daniel José da Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Palabras clave:

Educação em Saúde, Criança, Adolescente.

Resumen

A infância e a adolescência são fases da vida em que se enfrenta uma série de vulnerabilidades, fazendo-se necessário a atuação dos profissionais da saúde. Nesta perspectiva, surgiu o Projeto de Extensão “Promovendo a saúde da criança e do adolescente através de ações educativas”, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul, no município de Chapecó - SC, com atuação em uma escola estadual em 2014, atendendo desde o primeiro ano do ensino fundamental, até o último ano do ensino médio, com a utilização da metodologia do Arco de Charles Maguerez para construção das oficinas. Diante dos resultados surpreendentes, este artigo foi elaborado com o objetivo de compartilhar e refletir sobre a experiência extensionista na realização de educação em saúde no espaço escolar para crianças e adolescentes. As ações de educação em saúde realizadas foram momentos de construção e aplicação de saberes para o desenvolvimento das crianças e adolescentes participantes, em busca do viver saudável.

Biografía del autor/a

Angela Maria Gomes, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Aluna do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, Brasil. 

Marinez Soster dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Aluna do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, Brasil.

Denise Finger, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Aluna do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, Brasil. E-mail: 

Angélica Zanittini, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Aluna do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, Brasil.

Eloá Vanilla Franceschi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Aluna do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, Brasil. E-mail: 

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Enfermeira. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, Brasil. Aluna do Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

Fabiana Brum Haag, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Enfermeira. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó-SC, Brasil. Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia, pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Brasil, E-mail: 

Daniel José da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Biólogo. Aluno do Curso de Mestrado em Ecologia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Brasil.

Publicado

2015-12-15