INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO CEFET/RJ – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0006
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0006Palabras clave:
Divulgação Científica, Meio ambiente e Educação Ambiental.Resumen
O projeto “Educação Ambiental e Ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos ambientais” vem sendo desenvolvido desde 2013 no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro. O objetivo deste projeto de extensão é investigar como o texto de divulgação científica, ou seja, a mídia impressa contribui para a reflexão crítica das questões ambientais por alunos do ensino médio. Este artigo, portanto, apresenta os resultados de uma atividade pedagógica baseada na leitura e discussão de uma reportagem do Jornal O Globo sobre poluição atmosférica com três turmas do 3º ano do ensino médio. Foram aplicados dois questionários, um pré e um pós-diagnóstico para analisar como os alunos articulavam os conceitos relacionados ao tema. A partir disso, pode-se concluir que o uso dos textos de divulgação científica, adequadamente organizado, associado à mediação do professor, possibilitou que os alunos fossem além da memorização de termos e conceitos científicos. Desta forma, esse material contribuiu para uma aprendizagem significativa de questões relacionadas ao meio ambiente.
Citas
ABREU, L. N.; MASSI, L. E S. L. QUEIROZ. Textos de divulgação científica no ensino superior de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Atas... Florianópolis, 2007.
ALFERES, S.; AGUSTINI, C. A Escrita da Divulgação Científica. Horizonte Científico, 2(1), 1-2, 2008.
BELMONTE, R. Cidades em mutação. In: BOAS, S. V. (org.). Formação e informação ambiental: jornalismo para iniciados e leigos. São Paulo, SP: Summus, 2004.
BERNARDES, E. S., VARÃO F. E.; SILVA, C. V. O aquecimento global na imprensa especializada e não-especializada: estudo comparativo das revistas pesquisa FAPESP, Scientific American Brasil, Veja e Carta Capital. Anais... XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação - Universidade do Vale do Paraíba, Outubro, 2009.
BLOOM, B.S., KRATHWOHL, D. R., MASIA, B. B. Taxonomia de objetivos educacionais. Porto Alegre: Globo, 1973.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Brasília: SEF/MEC, 1999.
BUENO, W. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, 15 (n. esp.), 1-12, 2010.
CHRISTOFOLETTI, R. Jornalismo, verdade e ética: divulgação científica e confusão informativa. 48-55. In: LOTH, M. (Org). Comunicando a ciência. Florianópolis: ABJC, 2001.
FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Autoria no ensino superior de química: análise de textos escritos por alunos de graduação. Ciência e Educação, 17(3), 541-558, 2011.
FERREIRA, L. N. A.; QUEIROZ, S. L. Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma revisão. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 5(1), 3-31, 2012.
FREIRE, G. Educação Ambiental – princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2003.
GOLDBACH, T; FRIEDRICH, M. P; STELING, L. P; GANDARA, A.C.P. A utilização de artigos de divulgação científica no trabalho docente. In: I ENEBIO/ III EREBIO RJ/E. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, 2005.
GOMES, M. Potencial das revistas de divulgação científica para o ensino dos temas Nutrição e Metabolismo Energético. 189f. 2008. Dissertação de Mestrado, (Mestrado em Comunicação para a Ciência), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
GOUVÊA, G. A divulgação científica para crianças - o caso da ciência hoje das crianças. 256f. 2000. Tese (Doutorado em Bioquímica Médica). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 2. Ed, Campinas – SP, 1989.
MASSARANI, L. A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 20. Rio de Janeiro: IBICT-ECO/UFRJ, 2008.
MENEGAT, T. M. C.; CLEMENT, L.; TERRAZZAN, E. A. Textos de divulgação científica em aulas de física: uma abordagem investigativa. Atas... ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Florianópolis, 2007.
NASCIMENTO, T. G. O discurso da divulgação científica no livro didático de ciências: características, adaptações e funções de um texto sobre clonagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 8(2), 25-36, 12-28, 2005.
PERTICARRARI, A.; TRIGO, F. R.; BARBIERI, M. R.; COVAS, T. D. O uso de textos de divulgação científica para o ensino de conceitos sobre Ecologia a estudantes da Educação Básica. Ciência & Educação, 16(2), 369-386, 2010.
QUEIROZ, S. L.; FERREIRA. L. N. A.; IMASATO, H. Textos de divulgação científica no ensino superior de química: aplicação em uma disciplina de Química Estrutural. Educación Química, 23(1), 49-54, 2012.
RIGOTTI, G. Universidade e comunidade: uma aliança a ser construída. pp. 184-195. In: Comunicando a ciência. LOTH, M. (org). (2001). Florianópolis: ABJC, 2001.
ROCHA, M. B. Textos de divulgação científica na sala de aula: a visão do professor de ciências. Rio de Janeiro: Revista Augustus, 14(29), 24-34, 2010.
ROCHA, M. B. O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. R. B. E. C. T., 5(2), 47-68, 2012.
ROCHA, M. B., NICODEMO, J. O papel da divulgação científica na difusão de conhecimentos ambientais na Educação Básica. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. 3(2), 34-46, 2013.
ROCHA, M. B, MARQUES, R., QUARESMA, R. Avaliação da divulgação de questões ambientais em jornais e revistas como forma de Educação Ambiental. 5(10), 73-85, 2013.
SÁNCHEZ MORA, A. M. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
SILVA, H. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. O deslocamento de aspectos do funcionamento do discurso pedagógico pela leitura de textos de divulgação científica em aulas de física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 4(30, 155-179, 2005.
SOUSA, C. M., FERNANDES, A. M. Mídia e Meio Ambiente: limites e possibilidades. Departamento de Comunicação social, Universidade de Taubaté, SP, 2008.
SULAIMAN, S. N. Educação ambiental, sustentabilidade e ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos científicos. Ciência & Educação, 17(3), 645-662, 2011.
TERRAZZAN, E. A. Analogias no ensino de ciências: resultados e perspectivas. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 3, 2000, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2000.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.