INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO CEFET/RJ – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0006

Auteurs-es

  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Jorge Pinheiro Landim Junior Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0006

Mots-clés :

Divulgação Científica, Meio ambiente e Educação Ambiental.

Résumé

O projeto “Educação Ambiental e Ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos ambientais” vem sendo desenvolvido desde 2013 no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro. O objetivo deste projeto de extensão é investigar como o texto de divulgação científica, ou seja, a mídia impressa contribui para a reflexão crítica das questões ambientais por alunos do ensino médio. Este artigo, portanto, apresenta os resultados de uma atividade pedagógica baseada na leitura e discussão de uma reportagem do Jornal O Globo sobre poluição atmosférica com três turmas do 3º ano do ensino médio. Foram aplicados dois questionários, um pré e um pós-diagnóstico para analisar como os alunos articulavam os conceitos relacionados ao tema. A partir disso, pode-se concluir que o uso dos textos de divulgação científica, adequadamente organizado, associado à mediação do professor, possibilitou que os alunos fossem além da memorização de termos e conceitos científicos. Desta forma, esse material contribuiu para uma aprendizagem significativa de questões relacionadas ao meio ambiente.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Brasil. Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil.

Jorge Pinheiro Landim Junior, Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Graduado em Gestão Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Brasil.

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Publié-e

2016-04-29