SEGURANÇA CONSTRUTIVA E ASPECTOS DE RESSOCIALIZAÇÃO: UM OLHAR DA ENGENHARIA CIVIL NO CONTEXTO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0005Mots-clés :
segurança construtiva, engenharia civil, medidas socioeducativas, ressocialização.Résumé
A pesquisa tem por escopo abordar a importância da segurança construtiva nas edificações de unidades socioeducativas, refletindo sobre as contribuições sociais das práticas do Engenheiro Civil diante da temática. As considerações apresentadas têm como referência o projeto de pesquisa e extensão “Juventude Educação e Direito: uma ação de intervenção em um centro socioeducativo”, da Universidade Vale do Rio Doce (NONATO, 2014), cujo objetivo é contribuir no processo socioeducativo e de ressocialização de jovens em cumprimento da medida socioeducativa de privação de liberdade no Centro Socioeducativo São Francisco de Assis, em Governador Valadares - MG. As reflexões elaboradas são respaldadas em documentos técnicos referentes a essas unidades (SINASE, 2006), em concepções da Engenharia (TELLES, 1999) e no aporte teórico das contribuições de Michel Foucault (1999), para se pensar sobre as relações de poder no espaço prisional. Conclui-se que há uma necessidade de conferir uma maior importância ao espaço físico das unidades de atendimento socioeducativo.
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