SEGURANÇA CONSTRUTIVA E ASPECTOS DE RESSOCIALIZAÇÃO: UM OLHAR DA ENGENHARIA CIVIL NO CONTEXTO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Autori

  • Eunice Maria Nazarethe Nonato Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE
  • Nadia Maria Jorge Medeiros Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Edmarcius Carvalho Novaes Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE
  • Raissa Kely Ferreira da Silva Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0005

Parole chiave:

segurança construtiva, engenharia civil, medidas socioeducativas, ressocialização.

Abstract

A pesquisa tem por escopo abordar a importância da segurança construtiva nas edificações de unidades socioeducativas, refletindo sobre as contribuições sociais das práticas do Engenheiro Civil diante da temática. As considerações apresentadas têm como referência o projeto de pesquisa e extensão “Juventude Educação e Direito: uma ação de intervenção em um centro socioeducativo”, da Universidade Vale do Rio Doce (NONATO, 2014), cujo objetivo é contribuir no processo socioeducativo e de ressocialização de jovens em cumprimento da medida socioeducativa de privação de liberdade no Centro Socioeducativo São Francisco de Assis, em Governador Valadares - MG. As reflexões elaboradas são respaldadas em documentos técnicos referentes a essas unidades (SINASE, 2006), em concepções da Engenharia (TELLES, 1999) e no aporte teórico das contribuições de Michel Foucault (1999), para se pensar sobre as relações de poder no espaço prisional. Conclui-se que há uma necessidade de conferir uma maior importância ao espaço físico das unidades de atendimento socioeducativo.

Biografie autore

Eunice Maria Nazarethe Nonato, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Professora da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), MG - Brasil. Doutorado em Ciências Sociais. 

 

Nadia Maria Jorge Medeiros, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), MG - Brasil. Doutorado em Educação.

Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Professor da da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), MG - Brasil. Aluno de Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC - Brasil.


 

Raissa Kely Ferreira da Silva, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Aluna de Graduação da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), MG - Brasil.

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Pubblicato

2017-12-21