APRENDENDO A ENSINAR CIRCO: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.21747.037

Résumé

O estudo teve por objetivo compreender e acompanhar as vivências e aprendizagens dos discentes de um curso de Educação Física numa universidade pública, por meio da sua participação em um projeto de extensão que tinha como temática principal o ensino do circo para crianças. Contou com a realização de questionário e entrevista semiestruturada junto aos monitores participantes, no início e final do projeto, assim como observação participante das aulas. Os resultados mostram como o projeto contribuiu em várias dimensões da aprendizagem dos monitores, que adquiriram conhecimentos sobre o circo e sobre diversos aspectos didático-metodológicos. Por sua vez, as atividades circenses continuam se mostrando como um caminho interessante para abordar estes conhecimentos na formação inicial.

Palavras-chave: Extensão Universitária; Educação Física; Atividades Circenses; Circo.

Bibliographies de l'auteur-e

Teresa Ontañón Barragán, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil. Doutorado em Educação Física.

Natália Araújo Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

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Publié-e

2023-10-31