ROTINAS E PROCESSOS INOVATIVOS NA PECUÁRIA FAMILIAR NA CAMPANHA GAÚCHA
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21934.022Résumé
Este artigo tem como objetivo caracterizar os processos inovativos nas trajetórias das unidades de produção da pecuária familiar na Campanha Gaúcha. A partir do estudo de três casos - Associação de Produtores do Rincão do 28, participantes do programa RS Biodiversidade e pecuaristas familiares que realizam cruzamentos entre raças ovinas - identicaram-se modificações em diferentes esferas das rotinas nas unidades investigadas. Tais mudanças foram estimuladas pela ação de agentes de extensão rural, levando em conta as experiências, trajetórias e aprendizados dos pecuaristas familiares. Os cursos, palestras, reuniões que os pecuaristas familiares frequentam são entendidos como oportunidades de conciliar novos conhecimentos com a experiência na atividade. Assim, constata-se que várias técnicas dos processos inovativos passaram por adaptações nas unidades produtivas, de acordo com cada realidade e disponibilidade de recursos; esse processo adaptativo é entendido como inovação.
Palavras-Chave: Unidades familiares de produção; Inovação; Extensão Rural; Neoschumpeterianos.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.