DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO “PET-SAÚDE: EQUIDADE” EM UMA CIDADE DO NORDESTE DO BRASIL: O RELATO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24884.021Abstract
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) visa integrar ensino, serviço e comunidade por meio de ações de extensão universitária, com base na interdisciplinaridade, focando na Equidade em sua 11ª edição. Este estudo descreve os desafios enfrentados e as potencialidades registradas por acadêmicos extensionistas do Programa, em unidades de saúde de Maceió, Alagoas. Método: Relato de experiência sobre atividades de educação permanente com trabalhadores da saúde, abordando equidade, iniquidades, diversidade de gênero, sexualidade e racismo, realizadas pelo Grupo de Trabalho 2 do Programa, coordenado por duas universidades públicas estaduais entre 2024/2025. Resultados: As atividades promoveram avanços na compreensão dos temas, integração interdisciplinar, interação teoria e prática e valorização da educação em saúde, apesar dos desafios, como barreiras estruturais, resistência e indisponibilidade dos profissionais. Conclusão: O Programa tem gerado impactos positivos na formação dos estudantes e sensibilizado profissionais para a equidade, promovendo mudanças nas práticas de saúde, mesmo diante dos desafios enfrentados.
PALAVRAS-CHAVE: PET-Saúde; Atividades de extensão; Equidade; Educação permanente.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.