DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO “PET-SAÚDE: EQUIDADE” EM UMA CIDADE DO NORDESTE DO BRASIL: O RELATO DE UM GRUPO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24884.021

Resumo

Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) visa integrar ensino, serviço e comunidade por meio de ações de extensão universitária, com base na interdisciplinaridade, focando na Equidade em sua 11ª edição. Este estudo descreve os desafios enfrentados e as potencialidades registradas por acadêmicos extensionistas do Programa, em unidades de saúde de Maceió, Alagoas. Método: Relato de experiência sobre atividades de educação permanente com trabalhadores da saúde, abordando equidade, iniquidades, diversidade de gênero, sexualidade e racismo, realizadas pelo Grupo de Trabalho 2 do Programa, coordenado por duas universidades públicas estaduais entre 2024/2025. Resultados: As atividades promoveram avanços na compreensão dos temas, integração interdisciplinar, interação teoria e prática e valorização da educação em saúde, apesar dos desafios, como barreiras estruturais, resistência e indisponibilidade dos profissionais. Conclusão: O Programa tem gerado impactos positivos na formação dos estudantes e sensibilizado profissionais para a equidade, promovendo mudanças nas práticas de saúde, mesmo diante dos desafios enfrentados.

PALAVRAS-CHAVE: PET-Saúde; Atividades de extensão; Equidade; Educação permanente.

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Biografia do Autor

Allana Shirley Gomes da Silva, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Aluna de Graduação na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Évily Thaylanne Santos Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Aluna de Graduação na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Flavio Henrique Reis Santos, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Servidor Público na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Maceió, AL, Brasil. Mestrado em Administração Pública.

Guilherme Luiz Alves da Silva, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Aluno de Graduação na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Maceió, AL, Brasil.

Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Professora na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil. Doutorado em Ciências.

Tânia Kátia de Araújo Mendes, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Professora na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil. Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação.

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Publicado

2025-08-29