CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25016.032

Abstract

A importância da Educação Ambiental (EA) para a formação continuada é comumente descrita na literatura. A partir disso, analisamos as concepções sobre Meio Ambiente (MA) e EA antes e após um curso de formação. Ademais, verificamos se essas concepções variaram conforme a formação profissional dos participantes. O curso, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Etno e Educação Ambiental da Universidade Federal do Piauí, ocorreu de forma virtual em outubro de 2020, totalizando 64h distribuídas em 22 palestras. Os dados foram coletados antes e após o curso, por meio de questionários aplicados via Google Forms, que incluíram concepções sobre EA, MA e dados socioeconômicos. Participaram 54 docentes de diferentes instituições de ensino em 11 estados do Brasil. Os resultados indicaram que os participantes conceberam, majoritariamente, o MA como sistema, e a EA em uma perspectiva conservacionista. As concepções variaram de acordo com a formação, com maior diversidade identificada em Ciências Biológicas. O curso possibilitou reflexões sobre a EA e o MA no contexto escolar, evidenciando a importância da formação continuada para a ressignificação de concepções e fortalecimento de abordagens interdisciplinares.

Palavras-chave: Concepções docentes; Contexto escolar; Educação Ambiental; Meio Ambiente.

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Autor/innen-Biografien

Tiago Lemos Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil. 

Kamanda Raylana Marques dos Reis, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil. 

Letícia Sousa dos Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Rede pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil.

Patricia Maria Martins Nápolis, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil. Doutorado em Ciências. 

Veröffentlicht

2025-10-08