CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25016.032Abstract
A importância da Educação Ambiental (EA) para a formação continuada é comumente descrita na literatura. A partir disso, analisamos as concepções sobre Meio Ambiente (MA) e EA antes e após um curso de formação. Ademais, verificamos se essas concepções variaram conforme a formação profissional dos participantes. O curso, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Etno e Educação Ambiental da Universidade Federal do Piauí, ocorreu de forma virtual em outubro de 2020, totalizando 64h distribuídas em 22 palestras. Os dados foram coletados antes e após o curso, por meio de questionários aplicados via Google Forms, que incluíram concepções sobre EA, MA e dados socioeconômicos. Participaram 54 docentes de diferentes instituições de ensino em 11 estados do Brasil. Os resultados indicaram que os participantes conceberam, majoritariamente, o MA como sistema, e a EA em uma perspectiva conservacionista. As concepções variaram de acordo com a formação, com maior diversidade identificada em Ciências Biológicas. O curso possibilitou reflexões sobre a EA e o MA no contexto escolar, evidenciando a importância da formação continuada para a ressignificação de concepções e fortalecimento de abordagens interdisciplinares.
Palavras-chave: Concepções docentes; Contexto escolar; Educação Ambiental; Meio Ambiente.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.