A DIVERSIDADE VAI A CRECHE: REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL 10.639/03 NA CRECHE DO MORRO DA QUEIMADA EM FLORIANÓPOLIS – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0009
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0009Mots-clés :
Lei 10.639/03, Educação Infantil, Descolonização Curricular, Relações Étnicorraciais, Florianópolis.Résumé
Este artigo tem por propósito problematizar e discutir as implicações da implementação da Lei Federal 10.639/03 na Creche Morro da Queimada, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. A partir de um levantamento dos marcos normativos da Educação Infantil e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2005), pretendemos aprofundar nossas análises nos aspectos referentes à prática pedagógica que instigou nosso interesse pela investigação das contradições e ações experienciadas no cotidiano da unidade educativa voltado à promoção da igualdade racial. Para tanto, ancoramos nossa pesquisa em dois aspectos: branquitude normativa e descolonização dos currículos. Diante de tal complexidade, nossas ações serão voltadas para analisar a aplicação da Lei Federal 10.639/03, coadunando com as políticas de promoção da igualdade racial na Rede Municipal de educação infantil de Florianópolis/SC; pretende-se verificar quais os mecanismos utilizados para a construção de uma educação voltada para promoção da igualdade racial. O presente artigo é resultado do projeto extensionista “Suporte às Políticas Públicas de Implementação da Lei Federal 10.639/03 em Santa Catarina”, vinculado ao Programa Memorial Antonieta de Barros, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC. Com este estudo pretendemos contribuir para superar as contradições, favorecendo o debate sobre as relações raciais e a implementação da Lei 10.639/2003 na instituição analisada, apontando caminhos para adesão coletiva da proposta e potencializando descobertas de metodologias para aplicação efetiva da Lei nas práticas pedagógicas.
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro Brasileira. Brasília: MEC, 2005.
______________. Educação Infantil: bibliografia anotada. Brasília: MEC, 1995.
_____________. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília, DF: SECAD, 2006. 226 p.
_____________. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Introdução, v. 1. Brasília: MEC, 1998.
CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco. Notas sobre o movimento negro no Brasil. In: SPONCHIADO, Inês Justina; SILVA, Vania Beatriz Monteiro (Orgs.). Contribuições para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008.
DIAS, Karina Araújo. Formação Continuada para Diversidade Étnico-Racial: Desafios Pedagógicos no Campo das Ações Afirmativas na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. 2011. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
FLORIANÓPOLIS. Câmara Municipal de Vereadores. Lei nº 4446 de 05 de julho de 1994. Florianópolis, 1994.
FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal. Conselho Municipal de Educação. Resolução nº 01/2009. Florianópolis, SC: SME, 2009a.
_____________. Resolução nº 03/2009. Florianópolis, SC: SME, 2009b.
_____________. Plano Municipal de Educação de Florianópolis. Florianópolis, SC: SME, 2009c.
_____________. Orientações Curriculares para Educação Infantil da rede Municipal de Florianópolis/SC. Florianópolis, SC: SME, 2012.
FLORIANÓPOLIS. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes educacionais pedagógicas para educação infantil. Florianópolis: Prelo Gráfica & Editora ltda, 2010.
_____________. Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Florianópolis: SME, 2015.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
GRAUE, M. Elizabeth; WALSH, Daniel J. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. 313 p.
MUNANGA. Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Revista Sociedade e Cultura, v. 4, n. 2, p. 31-43. Jul./dez. 2001.
RODRIGUES, Tatiane Consentino. A ascensão da diversidade nas políticas educacionais contemporâneas. 2011. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2011.
SILVA, Kátia Vicente da. A Implementação da Lei 10.639/03 no Município de São João de Meriti: Limites e Possibilidades. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.