ENTRE SABERES SENSÍVEIS, EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0014Parole chiave:
Diversidade, Projeto social, Pedagogia do sensível.Abstract
O presente trabalho discute a experiência exitosa realizada num projeto social localizado na capital de Santa Catarina, numa comunidade chamada Vila Aparecida, com crianças de 6 a 9 anos de idade. O trabalho semanal de duração de 150 minutos teve como temática central “a descoberta de si” e provocou reflexões associadas à diversidade cultural. Tratou-se de uma ação de extensão universitária, desenvolvida por grupo de estudantes e pesquisadores de diferentes formações e origens étnico-culturais, e que, por sua vez, se aplicou a outro grupo também diverso em sua composição. A partir dos fundamentos pedagógicos dos saberes sensíveis, propôs a emancipação dos sujeitos sociais por meio da crítica do seu entorno e da sociedade compartilhada.
Riferimenti bibliografici
BAUMAN,_Zygmunt._Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BAVCAR, Evgen._Memória do Brasil._São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
BENJAMIN. Walter. Vida dos Estudantes. In: Documentos de cultura. Documentos de barbárie: escritos escolhidos. Capítulo 16. Seleção e apresentação Willi Bolle; tradução Celeste H.M. Ribeiro de Sousa et al. São Paulo: Cultrix/Editora da USP, 1986. p. 151-159.
BOURDIEU, Pierre. La distintion critique sociale du jugement. Paris: Éditions de Minuit, 1979.
BROWN, Peter. Corpo e sociedade: o homem, a mulher e a renúncia sexual no início do cristianismo. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.
CANTON, Kátia._Espelho de artista:_auto-retrato. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Anhembi, 2005.
CYPRIANO, André._Rocinha._Rio de Janeiro: Ed. SENAC Rio, 2005._
DUARTE JUNIOR, João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1981.
DUARTE JUNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. Curitiba: Criar, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
HOCKNEY, David._O conhecimento secreto:_redescobrindo as técnicas perdidas dos grandes mestres._São Paulo: Cosac & Naify 2001._
KAHLO, Frida; LOWE, Sarah M._O diário de Frida Kahlo:_um autorretrato íntimo._Rio de Janeiro: J. Olympio, 1995.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CÂMARA, Michele Januário. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria_(Orgs.)._Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2002.
PINEAU, Gaston. O sentido do sentido. In: NICOLESCU et al. Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000.
RIBEIRO, Ana Paula Alves; GONÇALVES, Maria Alice Rezende (Org.). História e Cultura Africana e Afrobrasileira na Escola._Rio de Janeiro: Outras Letras, 2012.
ROMÃO, Jussara._Arquivo urbano._São Paulo: Luste, 2013._
SALGADO, Sebastião; SALGADO, Lélia Wanick._Retratos de crianças do êxodo._São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SANT'ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras, 2007.
SILVA, Danísio._Florianópolis em preto e branco =_Florianópolis - black & white. Florianópolis: Ed. do Autor, 2015.
SODRÉ, Muniz._Claros e Escuros: identidade povo e mídia no Brasil, RJ: Vozes,2002.
TRINDADE, Azoilda Loretto. Olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar. In:_TRINDADE, Azoilda Loretto; SANTOS, Rafael dos (Orgs.). Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DPSA, 2012, p. 7-16.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.