A CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS DO PROJETO RONDON NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.14278.018

Abstract

O objetivo deste estudo foi demonstrar a importância da extensão na formação acadêmica do estudante de Odontologia, tendo como exemplo o Projeto Rondon, e identificar os potenciais benefícios profissionais e pessoais adquiridos pelos extensionistas participantes de tais projetos. Realizou-se uma revisão narrativa da literatura, com busca estratégica nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico, de artigos publicados entre 2008 e 2018. De um total de 506 artigos obtidos em 3 estratégias de buscas, com diferentes descritores, foram selecionados 9 trabalhos que corresponderam aos objetivos propostos. Identificou-se que as ações do Projeto Rondon apresentam um papel importante na formação acadêmica, pois ao entrar em contato com a sociedade, os graduandos aprendem a trabalhar em equipe, desenvolvem a criatividade, a consciência cidadã e apresentam um melhor aprendizado prático-teórico, obtendo visão diferenciada sobre as realidades e desigualdades sociais, passando a apresentar um caráter mais humanizado.

Biografie autore

Amanda Stromberg, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Aluna de Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa - PR, Brasil.

Márcia Helena Baldani, Universidade Estadual de ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa - PR, Brasil. Doutorado em Saúde Pública.

Júlio César Miné, Universidade Estadual de ponta Grossa - UEPG

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa - PR, Brasil. Doutorado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia. 

Ana Elisa Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Aluna de Doutorado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa - PR, Brasil.

Riferimenti bibliografici

ABJAUDE, S.A.R.; FELIZARDO, M.J.A.; JÚNIOR, O.M.F. et al. Projeto Rondon: Atuação da Equipe da UNIFAL-MG na Promoção da Saúde, Educação e Cultura no Município de São José do Seridó, UNIFAL-MG. Cidadania em ação, v.7, 2013.

ALVES, C.M.C; ANGELO; A.C.D. Cidadania e bem estar: uma experiência no Projeto Rondon da UNESP em Jordão-AC. Revista Ciência em Extensão, v. 4, n. 1, p. 40, 2008.

AMORIM, D.N.; GONÇALVES, S.J.C.; PENNA, G.H.L. Projeto Rondon 2007: Experiências Acadêmicas. Revista Fluminense de Extensão Universitária, v. 1, n. 2, p. 79-91, 2011.

BOHNER, T.; FILHO GODOY, L.J.L.; CANTO, G.L. Monografias Ambientais. Revista Eletrônica do Curso de Especialização em Educação Ambiental da UFSM, v. 3, n. 3, p. 532–546, 2011.

CAMARGO, A.C.F.; ZOREL, V.J. Projeto Rondon: Um Relato de Experiência em Dois Estados Diferentes com Possibilidade de Potencialização Pessoal, Profissional e Social. Revista Ensaios Pioneiros, v.1, n.1, 2017.

CLEMENTE, C.C.; MAGNABOSCO, P.; PERES, V.C. et al. Projeto Rondon: relato de experiência na cidade de Murici, Alagoas. Em Extensão, v. 10, n. 1, 19 jul. 2011.

CONDE, A.S; CARVALHO, M.R. DE; TOLEDO, M.M.; ARAÚJO, S.L. O Projeto Rondon e a integração entre aprendizagem e interdisciplinaridade: Operação Itacaiúnas e ampliação do conhecimento entre estudantes de medicina e enfermagem. Revista Diálogos, v. 21, n. 2, p. 36–44, 2017.

COSTA, D.A.S. et al. National curriculum guidelines for health professions 2001-2004: An analysis according to curriculum development theories. Interface: Communication, Health, Education, v. 22, n. 67, p. 1183–1195, 2018.

CRUZ, B.D.P.A. et al. Extensão universitária e responsabilidade social: 20 anos de experiência de uma instituição de ensino superior. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, n. 3, p. 03, 2012.

FERNANDES, M. Seis Anos de Projeto Rondon na USS: uma Manifestação de Cidadania e Responsabilidade Social Six Years on the USS Rondon Project: an Expression of Citizenship and Social Responsibility. p. 17–26, 2011.

GARCIA, C.M.M.G.; MARIZ, F.N.C. Projeto Rondon e universidade católica de brasília: uma parceria de 12 anos. Revista Diálogos, v. 21, p. 7-14, 2017

HÜNEMEIER, A.P.; BERGMANN, A.B; MAGEDANZ, A. et al. As Contribuições Da Extensão Para a Formação Pessoal E Profissional De Acadêmicos Bolsistas Do Projeto Redes Interdisciplinares. Revista Destaques Acadêmicos, v. 8, n. 4, p. 21–37, 2016.

LAZZARIN, H.C.; NAKAMA, L.; CORDONI JÚNIOR, L. O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia. Saúde e Sociedade, v. 16, n. 1, p. 90–101, 2007.

MORITA, M.C.; KRIGER, L. Mudanças nos Cursos de Odonlogia e a Interação com o SUS. Revista da Abeno, v. 4, n. 1, p. 17-21, 2004.

NUNES, A.L. DE P. F.; SILVA, M.B.C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade Maria Batista da Cruz Silva. Mal-Estar e Sociedade - Ano IV, v. N.7, n. 7, p. 119–133, 2011.

RODRIGUES, A.L.L.; PRATA, S.M; BATALHA, T.B.S; COSTA, C.L.N.A et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, v. 1, n. 16, p. 141–148, 2013.

SANTOS, B.R.M.; GONZALES, P.S.; CARRER, F.C.A et al. Perfil e expectativas dos ingressantes da Faculdade de Odontologia da USP: uma visão integrada com as diretrizes curriculares nacionais e o sistema único de saúde. Revista da Abeno, v. 15, n. 1, p. 28-37, 2015.

SILVA, E.F.DA; NACHORNIK, V. L. Ação Cívico-Social (ACiSo): A experiência de estudantes universitários participantes do Projeto Rondon na Ilha do Marajó, Estado do Pará. Revista ELO – Diálogos em Extensão, v. 4, n. 1, p. 52–59, 2015.

SOUZA, A.D.Z. DE; GALLO, C.M.C.; PILECCO, A.J.L et al. Projeto Rondon: uma possibilidade de aprendizado acadêmico. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 5, n. 3, p. 573–579, 2015.

SOUZA, F.H.V; LAMOUNIER T.A.C. Contribuições do Projeto Rondon para a extensão universitária: relatos de experiências nos municípios de Indiara, Goiás, e Nina Rodrigues, Maranhão. Revista Diálogos, v. 21, n. 2, p. 45-49, 2017.

Pubblicato

2020-03-24