A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: POSSIBILIDADES E DILEMAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21213.001

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com base nos autores da área de educação. A pesquisa é descritiva e possui abordagem predominantemente qualitativa. Os materiais obtidos (documentos, entrevistas, discurso) foram submetidos a análise interpretativa. Detalhamos e discutimos a deliberação da instituição pelo não aumento da carga horária dos cursos e pela criação e escolha de dois dispositivos de inserção curricular: Requisito Curricular Suplementar (RCS)/Atividade Curricular de Extensão (ACE) e as disciplinas mistas.

Biografia do Autor

Darlan Pez Wociechoski, Universidade de Brasília

Doutor em Educação (2021) pela Universidade de São Paulo. Engenheiro Agrônomo (2013), Mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (2016) e Licenciado em Teatro (2019) pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor substituto do Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo

Professor titular aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, professor sênior na mesma instituição. Professor visitante na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus de Duque de Caxias. Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (1975), tem Mestrado (1983) e Doutorado (1992) em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). Livre Docente em Educação (2006). É professor emérito do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (2022), Pós-Doutorado na Middlesex University London - MDX, Inglaterra (2016). Pesquisador do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-03-17