DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E JOVENS DE PERIFERIA URBANA POR INTERMÉDIO DA AÇÃO EXTENSIONISTA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0008

Autori

  • Alessandra Colesel Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Guilherme Borgo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Carolina Fornazari Zene Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr)
  • Marcela Pereira Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Nájila Cristina Camargo Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Pedro Henrique Wasilewski Universidade de União da Vitória (UNIUV)
  • Willian de Chaves Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Edson Santos Silva Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0008

Parole chiave:

Extensão Universitária, Educação Popular, Juventude, Periferia.

Abstract

O estudo objetivou analisar a relação entre uma universidade e parcela de seu entorno social alicerçado em ação extensionista, assentada no protagonismo e na participação social de jovens, por meio de suas expressões e manifestações culturais com base nos princípios da educação popular. O Projeto de Extensão Jovens de periferia urbana em cena - inclusão social via cinema popular, foi formulado a partir da parceria entre a Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e a Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica Missionária (CORAJEM). Realizou-se, nesse cenário, uma pesquisa qualitativa, com a utilização de observação participante e rodas de conversa. As informações produzidas ao longo do estudo indicam que as instituições envolvidas na ação extensionista evidenciaram compreensões estereotipadas de jovens de periferia. Princípios da Educação Popular podem contribuir para ressignificar e aprimorar a relação entre a universidade e jovens de periferia urbana, com vistas ao incremento de seu protagonismo social.

Biografie autore

Alessandra Colesel, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Aluna do curso de Mestrado em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil.

Guilherme Borgo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestrado em Ciências Sociais e Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Brasil.

Carolina Fornazari Zene, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr)

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr), Brasil.

Marcela Pereira, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil.

Nájila Cristina Camargo, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil.

Pedro Henrique Wasilewski, Universidade de União da Vitória (UNIUV)

Jornalista formado pela Universidade de União da Vitória (UNIUV) Brasil.

Willian de Chaves, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Professor de Geografia formado pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil. (UNICAMP)

Edson Santos Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Professor da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil. Doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. (USP), Brasil.

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Professor da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Brasil. Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Brasília, 2014.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1987.

______. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, C.R. (Org.). Pesquisa participante. 8.ed. 5.reimp. São Pulo: Brasiliense, 2011, p.34-41.

GALDINI, V; AGUIAR, W. M. J. Intervenção Junto a Professores da Rede Pública: potencializando a produção de novos sentidos. In MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M. (orgs.) Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

GONÇALEZ REY. Pesquisa qualitativa e subjetividade: Os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2010.

ORLANDI, E.P. Discurso e leitura. 6.ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2001.

STRECK, D.R .A educação popular e a (re)construção do público. Há fogo sob as brasas? Revista Brasileira de Educação. v.11 n.32. p.272-284. maio/ago 2006.

SCHEINVAR, E ; CORDEIRO,D. Juventude em “risco social”? Dilemas e perspectivas por entre as pedras das políticas públicas dirigidas aos jovens. Espaço: informativo técnico científico do INES, n 27, jan-jun , p.55- 63, 2007.

Pubblicato

2016-04-29