DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E JOVENS DE PERIFERIA URBANA POR INTERMÉDIO DA AÇÃO EXTENSIONISTA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0008
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0008Parole chiave:
Extensão Universitária, Educação Popular, Juventude, Periferia.Abstract
O estudo objetivou analisar a relação entre uma universidade e parcela de seu entorno social alicerçado em ação extensionista, assentada no protagonismo e na participação social de jovens, por meio de suas expressões e manifestações culturais com base nos princípios da educação popular. O Projeto de Extensão Jovens de periferia urbana em cena - inclusão social via cinema popular, foi formulado a partir da parceria entre a Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e a Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica Missionária (CORAJEM). Realizou-se, nesse cenário, uma pesquisa qualitativa, com a utilização de observação participante e rodas de conversa. As informações produzidas ao longo do estudo indicam que as instituições envolvidas na ação extensionista evidenciaram compreensões estereotipadas de jovens de periferia. Princípios da Educação Popular podem contribuir para ressignificar e aprimorar a relação entre a universidade e jovens de periferia urbana, com vistas ao incremento de seu protagonismo social.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Brasília, 2014.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1983.
______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1987.
______. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, C.R. (Org.). Pesquisa participante. 8.ed. 5.reimp. São Pulo: Brasiliense, 2011, p.34-41.
GALDINI, V; AGUIAR, W. M. J. Intervenção Junto a Professores da Rede Pública: potencializando a produção de novos sentidos. In MEIRA, M.E.M.; ANTUNES, M.A.M. (orgs.) Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
GONÇALEZ REY. Pesquisa qualitativa e subjetividade: Os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2010.
ORLANDI, E.P. Discurso e leitura. 6.ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2001.
STRECK, D.R .A educação popular e a (re)construção do público. Há fogo sob as brasas? Revista Brasileira de Educação. v.11 n.32. p.272-284. maio/ago 2006.
SCHEINVAR, E ; CORDEIRO,D. Juventude em “risco social”? Dilemas e perspectivas por entre as pedras das políticas públicas dirigidas aos jovens. Espaço: informativo técnico científico do INES, n 27, jan-jun , p.55- 63, 2007.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.