DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE E JOVENS DE PERIFERIA URBANA POR INTERMÉDIO DA AÇÃO EXTENSIONISTA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO POPULAR – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0008
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0008Palavras-chave:
Extensão Universitária, Educação Popular, Juventude, Periferia.Resumo
O estudo objetivou analisar a relação entre uma universidade e parcela de seu entorno social alicerçado em ação extensionista, assentada no protagonismo e na participação social de jovens, por meio de suas expressões e manifestações culturais com base nos princípios da educação popular. O Projeto de Extensão Jovens de periferia urbana em cena - inclusão social via cinema popular, foi formulado a partir da parceria entre a Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e a Comissão Organizadora da Adolescência e Juventude Ecumênica Missionária (CORAJEM). Realizou-se, nesse cenário, uma pesquisa qualitativa, com a utilização de observação participante e rodas de conversa. As informações produzidas ao longo do estudo indicam que as instituições envolvidas na ação extensionista evidenciaram compreensões estereotipadas de jovens de periferia. Princípios da Educação Popular podem contribuir para ressignificar e aprimorar a relação entre a universidade e jovens de periferia urbana, com vistas ao incremento de seu protagonismo social.
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