CONTRIBUIÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0009
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0009Parole chiave:
alfabetização cartográfica, anos iniciais, ensino e aprendizagem, geografia.Abstract
O curso de extensão “Contribuições para Alfabetização Cartográfica nos Anos Iniciais da Educação Básica” compreendeu atividades intra e extramurais à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com professores que atuam nesse nível de ensino, nas redes municipal e estadual de ensino das cidades de Ouro Preto e Mariana, MG, buscando promover a alfabetização cartográfica há um público desprovido de tais conhecimentos e que podem potencializar a leitura de mundo por meio das aulas de Geografia. O objetivo principal desta proposta de caráter extensionista foi proporcionar novas possibilidades metodológicas de ensino e de aprendizagem de Geografia para alfabetização cartográfica. Três encontros formativos ocorreram no Laboratório de Práticas Pedagógicas “Hebe Rola”/ICHS/UFOP, em 2016. O quarto e último encontro constituiu o trabalho de campo. Os dados demonstraram que as noções cartográficas podem e devem ser trabalhadas desde os Anos Iniciais da Educação Básica, pois possibilitam identificar e interpretar signos por parte dos alunos.
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, L. C.; NOGUEIRA, R. E. Iniciando a alfabetização cartográfica. Extensivo – Revista Eletrônica de Extensão, UFSC, v. 6, n. 7, 2009.
ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa. São Paulo: Contexto, 2006. 115p.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BERTIN, M. O turismo em Foz do Iguaçu na visão dos estudantes: um estudo de percepção ambiental. 2003. 160 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003.
CALLAI, H. C. A. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: Edipucrs, 2006.
KOZEL, S. Mapas mentais – uma forma de linguagem: perspectivas metodológicas. In: GIL FILHO, Sylvio F. et al. (Orgs.). Da percepção e cognição a representação: Reconstruções teóricas da geografia cultural e humanista. 1. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2007.
OLIVEIRA, L. Estudo Metodológico e Cognitivo do Mapa. In: ALMEIDA, R. D. (Org.) Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2008.
PASSINI, E. Y. Alfabetização Cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Editora Lê, 1994.
PAULO, J. R. Promovendo (re)significação de representações cartográficas no ensino de mapas: a constituição de uma parceria colaborativa com professores de geografia na educação básica. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Piracicaba, 2013.
SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.