CARTILHA DE PASSATEMPOS COMO VEÍCULO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0016

Autori

  • Andressa Secco Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Marceli Dias Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Alessandra de Souza Martins Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0016

Parole chiave:

criança, saúde bucal, educação em saúde, materiais educativos e de divulgação, odontologia.

Abstract

O ludico e uma estrategia cada vez mais utilizada para transmitir valores e impulsionar mudancas de comportamento na area da saude. Este trabalho, vinculado ao projeto de extensao Nos na Rede, objetiva apresentar a utilizacao de uma cartilha de passatempos como meio de sensibilizacao e motivacao infantil no campo da saude bucal. A cartilha intitulada ‘Vamos colorir?’ vem sendo empregada como meio auxiliar do acesso ao conhecimento infantil, abordando os temas etiologia e prevencao da carie dentaria, com enfase no papel da dieta, na susceptibilidade a doenca e na orientacao em higiene bucal. Direcionada para criancas em fase de alfabetizacao, apresenta 14 passatempos ineditos com atividades para colorir, jogo dos sete erros, liga pontos, caca ao tesouro, labirinto e palavras cruzadas. Esse instrumento e utilizado em eventos de saude pontuais e de livre demanda e vem sugerindo o pronto efetivar da sensibilizacao e da facilitacao do acesso infantil a informacoes de saude bucal.

Biografie autore

Andressa Secco, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Aluna de graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR - Brasil.

Marceli Dias Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Aluna de graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR - Brasil.

Alessandra de Souza Martins, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR - Brasil. Doutorado em Odontologia.

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR - Brasil.  Doutorado em Odontologia Preventiva e Social.

Riferimenti bibliografici

ALEXANDER, R. E. Readability of published dental educational materials. The Journal of the American Dental Association, v. 131, n. 7, p. 937-942, 2000.

ANTUNES,L. D. S.;et al. Avaliação da percepção das crianças e conhecimento dos educadores frente à saúde bucal, dieta e higiene. Pesqui. bras.odontopediatria clín. integr, v.6, n.1, 79-85, 2006.

BORDIN, D.; BORDIN, R.; FADEL.C.B.Projeto de extensão ‘Nós na Rede’: a odontologia à luz da promoção da saúde. Revista Conexão UEPG, v. 8, n. 1, p. 86-93, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Saúde Bucal. Departamento de Atenção Básica. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Educação Popular e Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília,2012.

BROTHERSON, S. E. Understandingbraindevelopment in youngchildren.NDSU Extension Service, 2005.

DALLABONA, S. R.; MENDES, S. M. S.; O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 1, n. 4, p. 107-112, 2004.

DA SILVA, J. R.S.;et al. Usingtherapeutictoystofacilitatevenipuncture procedure in preschoolchildren. Pediatricnursing, v. 42, n. 2, p. 61, 2016.

DE ALMEIDA, L. E.; PEREIRA, M. N.; SILVEIRA, W. J. Educação em Saúde: uma experiência, uma comprovação. Interagir: pensandoaextensão, n. 10, 2012.

EMMONS, K. M. Health behaviors in a social context. Social epidemiology, p. 242-266, 2000.

GINSBURG, K.R.;etal.The importance of play in promoting healthy child development and maintaining strong parent-child bonds. Pediatrics, v. 119, n. 1, p. 182-191, 2007.

GOLDSTEIN, J.Play in Children’s development, health and weel-being. Europe: Toy Industries ofEurope (TIE), p.41, 2012.

GUIMARÃES, G. R. A. Promoção da saúde na escola: a saúde bucal como objeto de saber [Dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, 2003.

GRIFFIN, J.; MCKENNA, K.; TOOTH, L. Written health education materials: Making them more effective. AustralianOccupationalTherapyJournal, v. 50, n. 3, p. 170-177, 2003.

HAYES, N. Play, care and learning: creating an integrated curriculum for early childhood education in Ireland. Researching Early Childhood, v. 5, p. 69-81, 2003.

HOWARD, J. Early years practitioners' perceptions of play: An exploration of theoretical understanding, planning and involvement, confidence and barriers to practice. Educational and Child Psychology, v. 27, n. 4, p. 91, 2010.

KAY, E.; LOCKER, D.A systematic review of the effectiveness of health promotion aimed at improving oral health. Community dental health, v. 15, n. 3, p. 132-144, 1998.

LINSEY, E. W.; COLWELL, M. J. Preschoolers' emotional competence: Links to pretend and physical play. ChildStudyJournal, v. 33, n. 1, p. 39-53, 2003.

MASTRANTONIO, S. S.; GARCIA, P. P. N. S. Programas educativos em saúde bucal: revisão da literatura. J. Bras.Odontopediatr.Odontol.Bebe, v. 5, n. 25, p. 215-22, 2002.

MCARDLE, P. Children’s play. Child: Care, Health and Development, v. 27, n. 6, p. 509-514, 2001.

MCINNES, K.; et al. Differences in practitioners’ understanding of play and how this influences pedagogy and children’s perceptions of play. EarlyYears, v. 31, n. 2, p. 121-133, 2011.

MOYLES, J. R. Só brincar?: o papel do brincar na educação infantil. Artmed, 2002.

NARVAI, P. C. Recursos humanos para promoção da saúde bucal: um olhar no início do século XXI. ABOPREV: promoção de saúde bucal, v. 3, p. 475-94, 2003.

OLIVEIRA, J. C. C. "Atividades lúdicas na Odontopediatria: uma breve revisão da literatura." Revista Brasileira de Odontologia 71.1: 103-107. 2014

PELOSI, M. Psicopedagogia: didática aplicada à Psicopedagogia. UFRJ/CFCH, 2000.

RODRIGUES, D. Educação inclusiva: as boas e as más notícias. Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto: Editora Porto, 2003.

SALIBA, N,A.;et al. Programa de educação em saúde bucal: A experiência da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP. Odontol. clín.-cient, v. 2, n. 3, p. 197-200, 2003.

SANTOS, K. T.Educação em saúde bucal na escola: uma análise dos sujeitos envolvidos no processo. Tese (Doutorado) – Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, 2009.

VARGAS, V. S.; LOBATO, R.C. O desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis uma estratégia de educação nutricional no ensino fundamental. 2007.

VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. 6ª ed. São Paulo, SP. Martins FontesEditora LTDA, 1998.

WATSON, M. R.;etal.A Community Participatory Oral Health Promotion Program in an Inner‐city Latino Community. Journalofpublichealthdentistry, v. 61, n. 1, p. 34-41, 2001.

WATT, R. G. Strategies and approaches in oral disease prevention and health promotion. Bulletinofthe World Health Organization, v. 83, n. 9, p. 711-718, 2005.

Pubblicato

2016-12-21