DESVELANDO SABERES EMPÍRICOCIENTÍFICOS NAS AÇÕES EXTENSIONISTAS DE CUIDADO AO RECÉN-NATO E FAMÍLIA

Autores

  • Eliane Fonseca Linhares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luzia Wilma Santana da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucas Amaral Martins Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Danielle Souza Cerqueira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Cuidado, Cultural, Coto, Recém-nascido.

Resumo

Trata-se de um estudo de revisão de literatura transversalizado com a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural. Emergiu das dificuldades extensionistas de melhor compreender o contexto societal de cuidados familiares ao coto umbilical de recémnatos. Os objetivos foram conhecer o estado da arte para o planejamento de ações de cuidados e compartilhar saberes para um cuidar mais atencioso ao recém-nato. Da análise dos estudos emergiu três eixos temáticos: aspectos fisiológicos do coto umbilical – o cuidado preconizado; contextualização da práxis de cuidados ao RN – um enfoque no coto umbilical e as influências culturais familiares na prática cuidativa do coto umbilical. A compreensão adquirida a partir dos eixos apontou a necessidade de um olhar interdisciplinar que viabilize a apreensão dos valores culturais do cuidado familiar para a práxis de cuidados ao coto-umbilical profissional, alicerçada em pilares das ciências humanas e sociais para além das biológicas como filosofia de trabalho extensionista.

Biografia do Autor

Eliane Fonseca Linhares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, professora auxiliar do Departamento de Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem e Saúde PPGES – UESB. Coordenadora do Programa Educativo: Saúde do Coto Umbilical. Membro do NIEFAM/UESB.

Luzia Wilma Santana da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem – PEN/UFSC. Bolsista CAPES. Coordenadora do Projeto de Ação Continuada Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM/UESB. Professora Adjunta do Departamento de Saúde da UESB.

Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem e Saúde PPGES – UESB. Bolsista CAPES. Professora assistente da Universidade Federal da Bahia. Membro do NIEFAM/UESB.

Lucas Amaral Martins, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmico de Enfermagem da UESB. Bolsista do Programa Educativo: Saúde do Coto Umbilical; bolsista UESB do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM.

Danielle Souza Cerqueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmica de Enfermagem UESB. Voluntária do NIEFAM/UESB.

Downloads