CONHECIMENTOS DOCENTES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROJETO CIÊNCIA NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.19654.004

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma análise realizada em relação aos Conhecimentos Docentes mobilizados pelos professores em formação continuada participantes da comunidade autorreflexiva do Projeto Ciência na Escola. Para tanto, são analisados excertos de narrativas reflexivas de 26 participantes em resposta à pergunta: Quais os conhecimentos mobilizados a partir da sua participação na formação do Projeto Ciências na Escola? As respostas foram submetidas à análise temática de conteúdo, mediante a sistematização das concepções apresentadas por Lee Shulman. Verificamos que os professores em formação compreendem sua importância para a produção/transformação do conhecimento, enxergando-se como formadores de conhecimento. Apontam para o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Conhecimento Curricular e Conhecimento do Conteúdo Específico como sendo os Conhecimentos Docentes mobilizados durante as formações do Projeto. As atividades de formação desenvolvidas no Projeto são fundamentais para o desencadeamento da reflexão crítica e para a mobilização de Conhecimentos Docentes por parte dos professores em formação.

Biografia do Autor

Daniele Bremm, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Aluna de Mestrado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo - Brasil.

Karen Regina Michelon, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, Três de Maio - RS, Brasil. Aluna de Mestrado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo- Brasil

 

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo – Brasil. Doutorado em Educação.

Downloads

Publicado

2022-02-16