SABERES E EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM ATIVIDADES EXTENSIONISTAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0003Palavras-chave:
contemporaneidade, formação docente, professor multirreferencial.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as temáticas oferecidas no Curso de Extensão Formação de Professores: um desafio contemporâneo como indicativo para a melhoria da formação de professores da rede pública. A investigação foi realizada no Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia. Foram participantes 20 professores da rede pública municipal e estadual que frequentaram os três últimos cursos. Foi utilizado como instrumento um questionário semiestruturado contendo 12 questões versando sobre a contribuição do curso para a formação dos profissionais, as aprendizagens adquiridas e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências do curso. As temáticas foram divididas em cinco áreas, trabalhadas de forma interativa, numa perspectiva multidimensional, possibilitando aos participantes uma visão de conceitos básicos com base em atividades teórico-vivenciais: a) histórico da formação de professores no Brasil, b) prática e formação de professores, c) memórias e formação de professores, d) pesquisa em formação de professores, e) o professor multirreferencial. Dentre as aprendizagens adquiridas identificamos a valorização do conhecimento e a compreensão da relação professor e aluno; importância da continuidade da formação, melhoria da atuação profissional; reflexão da prática pedagógica; valorização docente e subjetividade do professor. Foi constatada, também, uma necessidade da aplicabilidade das temáticas na prática pedagógica dos professores. Em relação à contribuição do curso para a formação dos profissionais e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências, foram relatadas a construção teórica e o amadurecimento profissional, a ampliação da visão sobre ser professor; necessidade de uma formação continuada; saber fazer docente; conhecimento sobre o cotidiano escolar. Nesse sentido, a interlocução entre saberes tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade, como nos oriundos de um processo dialético teoria/prática/reflexão/prática.
Referências
ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: Imagens e Auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
BARDIN, L. Análise de conteúdo (REGO, L. de A.; PINHEIRO, A. Trads.). Lisboa: Edições 70. 2006. (Obra original publicada em 1977).
BERNADO, E. S. Um olhar sobre a formação continuada de professores: escolas organizadas no regime de ensino em ciclo(s). In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED: Sociedade, democracia e educação: qual universidade?, 27., 2004. Anais... Caxambu/MG: Anped, 2004. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/27/gt08/t083.pdf. Acesso em: 23/09/2009.
CARLOTTO, M. A. A Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n. 1, p. 21-29, jan./jun. 2002.
CUNHA, M. D. da. Subjetividade e constituição de professores. In: GONZALEZ REY, F. (Org.). Subjetividade, complexidade e pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thomson Learning, 2005. p. 191-213.
______. Constituição de professores no espaço-tempo da sala de aula. Tese (Doutorado em Psicologia Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, São Paulo, 2000.
D’ÁVILA, C. Universidade e Formação de professores: qual o peso da formação inicial na construção da identidade profissional docente? In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. Memória e formação de professores. Salvador/BA: EDUFBA, 2007, p. 219-240.
FERREIRA, L. G. Professoras da zona rural: formação, identidade, saberes e práticas. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA, 2010.
______. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2014.
FERREIRA, L. G.; BEZERRA, P. O. O professor do ensino superior e sua formação: uma discussão necessária. Revista de Ciências da Educação. Americana, Ano XVII, v. 1, n. 32, p. 5-28, jan./jun. 2015,.
FONTANA, R. Trabalho e subjetividade. Nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Cadernos Cedes, Ano XX, n. 50, p. 103-119, abr./2000.
LUDKE, M.; MOREIRA, A.F.B.; CUNHA, M.I. da. Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores. Revista Educação e Sociedade. Ano XX, n. 68, dez./1999.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, PT: Porto Editora, 1999.
______. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.
MARCELO GARCIA, C.; VAILLANT, D. Desarrollo professional docente: como se aprende a enseñar? Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones, 2009.
NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e sua formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995.
NUNES, C. Formação docente no Brasil: entre avanços legais e recuos pragmáticos. Teias – Revista da Faculdade de Educação da UERJ, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 16-30, 2000.
SANTOS, S. M.; BERNARDES, V. A. M. História de formação de professores. Cadernos da Fucamp, Patos de Minas, v. 2, p. 59-77, 2003.
SEVERINO, A.J. Formação docente: conhecimento científico e saberes dos professores. Ariús, Campina Grande, v. 13, n. 2, p. 121-132, jul./dez. 2007.
SILVA, E. M. A.; ARAÚJO, C. M. Reflexão em Paulo Freire: uma contribuição para a formação continuada de professores. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 5., 2005. Anais... Recife, 2005. p. 1-8.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TEIXEIRA, I. C. Os professores como sujeitos sócio-culturais. In: DAYRELL, J. (Org.). Múltiplos olhares sobre a educação e a cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. p.179-194.
VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. São Paulo, SP: Papirus, 2002, p. 47-61.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.