Jornalismo, política e despolitização: a homogeneidade nas abordagens do Governo Dilma Rousseff.
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Resumo
A midiatização da política é constitutiva do espaço político das sociedades democráticas. Há um modelo normativo típico que apresenta a relação da organização e da atividade econômica da imprensa com a política e a democracia, a partir de uma analogia com a concepção liberal da economia e da política. Há críticas a esse modelo: as pressões de mercado não levam à diversidade de conteúdo, ao pluralismo e à politização. Ao contrário, tendem a produzir a despolitização do campo do jornalismo e, assim, a homogeneização de conteúdo e a restrição do pluralismo. Objetivo deste artigo: colocar o problema para a imprensa brasileira e investigar 352 manchetes sobre o Governo Dilma nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. As análises de conteúdo e de enquadramento revelaram uma estrutura de homogeneidade de tomadas de posição dos jornais vis-à-vis à política: não há diversidade de conteúdo a dispor do espaço público. A midiatização da política tem significado restrição do universo dos possíveis com desdobramentos negativos para a democracia.
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