Tecnologias digitais de informação e comunicação ( TDIC ) nas graduações de Serviço Social no Estado do Paraná (Digital information and communication technologies ( ICT ) in Social Service graduations in the State of Paraná)

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Antonio Sandro Schuartz

Resumo

Este artigo traz os resultados do estudo exploratório e descritivo que teve entre seus objetivos: a) identificar o número de graduações em Serviço Social ofertadas no estado do Paraná; b) reconhecer se, nas matrizes curriculares dos cursos, há disciplinas voltadas ao ensino sobre TDIC; c) refletir sobre as possiblidades e os limites das TDIC no âmbito do Serviço Social. A primeira aproximação com a questão se deu a partir do material disponível online. O estudo constatou que decorreram mais de 20 anos desde a promulgação das Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social, quando já havia sido estabelecido que, dentre as competências a serem alcançadas pelos futuros assistentes sociais em formação, estava a de dominarem os recursos de informática. Atualmente, porém, menos de 20% das graduações ofertadas no estado do Paraná possuem a temática em suas matrizes curriculares.


 

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Como Citar
SCHUARTZ, A. S. Tecnologias digitais de informação e comunicação ( TDIC ) nas graduações de Serviço Social no Estado do Paraná (Digital information and communication technologies ( ICT ) in Social Service graduations in the State of Paraná). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 19, n. 2, p. 1–12, 2020. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.19i2.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/14269. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio Sandro Schuartz, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Serviço Social pela UFSC (2019); Mestre em Organizações e Desenvolvimento (FAE) 2011, graduado em Serviço social pela FCHSC (1996), professor Adjunto da UFPR – Setor Litoral. E-mail: antoniosersocial@gmail.com

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