Mercados e alimentos: complexidade de relações ou simples poder de escolha?
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Resumo
O presente ensaio teórico tem como objetivo abordar o poder da escolha individual dos atores que compõem a dinâmica de compra e venda de alimentos, tendo como direcionamento a ideia de que este não pode ser visto como mera mercadoria e reduzido aos processos mercadológicos. Na visão aqui exposta, tanto o alimento não deve ser identificado como objeto meramente mercantil, como as relações existentes na produção e aquisição destes perpassam e estão diretamente ligadas às escolhas, sejam elas do que, como e onde produzir, ou o que e de onde consumir. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que direciona a validação destes aspectos, pontua caminhos possíveis para comercialização e como alternativa real caracteriza-os como contramovimentos. Ações que permeiam a sociedade atual sinalizam uma nova ordem social de consumo que dentro do próprio capitalismo, consideram a escolha individual. O ensaio instiga o indivíduo, a pensar que seus atos não são meramente atrelados a conhecimentos massificadores, e que as relações locais e culturais compõem novas atitudes e escolhas e estas são capazes de modificar o contexto social.
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