Representações sociais do trabalho de vendas por catálogo: uma leitura das mulheres e empresas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar a representação social do trabalho de vendas por catálogo, a partir da análise de alguns vídeos do YouTube de algumas empresas que o têm como estratégia central de negócios, como bem como por meio de entrevistas com mulheres sobre suas experiências nesta atividade. A metodologia, à luz dos elementos teóricos de representação social, foi de tipo qualitativo, empregado o software de análise qualitativa Iramuteq, que permitiu conduzir a análise de semelhança e classificação hierárquica dos conteúdos das falas dos vídeos e entrevistas, para chegar a conclusões. Os resultados identificaram que os posicionamentos entre mulheres e empresas quanto às representações sociais do trabalho de vendas materializam-se em um discurso que pode inicialmente parecer semelhante, mas ao observá-los detalhadamente apresentam diferenças importantes, uma vez que as mulheres o veem como um trabalho, enquanto as empresas promovem como uma forma de desenvolver uma sociedade unipessoal.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Referências
ABEVD. Noticias. Disponible en: https://www.abevd.org.br/dados-e-informacoes/. Acceso en: 5 de febrero del 2021.
ABÌLIO, C. L. Sem Maquiagem: o trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos. Primera edição. São Pablo: Biotempo Editorial, 2014.
ANTUNES, R. Diez tesis sobre el trabajo del presente (y el futuro del trabajo). CAICyT y CLACSO. Buenos Aires – Argentina. 2009. Disponible en: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20160216040822/04.pdf. Acceso en: 3 de septiembre del 2019.
ARANGO, L. G.; MOLINAR, P. El trabajo y la Ética del Cuidado. Medellín: La Carreta Social Editorial, 2011.
ARRUDA, A. Teoria Das Representações Sociais e Teorias de Gênero. Cadernos de Pesquisa, N. 117, p. 127 a 147. Noviembre 2002.
CÂMARA, H. R. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013.
CAMARGO, B. V.; Justo, A. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – LACCOS. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. 2013.
COLLADO, P. Visibilidad e invisibilidad. Acerca del trabajo y las mujeres. Argentina. Rev. Katál. Florianópolis v. 12 n. 2 p. 178-187. 2009.
CYRINO, R. Trabalho, temporalidade e representações sociais de gênero: uma análise da articulação entre trabalho doméstico e assalariado. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n. 21, p. 66-92, jan./jun. 2009.
D´ANTONINO, V. From Tupperware to Scentsy: The gendered culture of women and direct sales. Revista Sociology Compass e12692, 2019.
FIOROTTI, C. Trabalho “autônomo” e identidade: as vendedoras de produtos por catálogo e a organização das empresas Avon e Natura. Revista Tempo Da Ciência, v. 25. n. 49, p. 121 – 133. Toledo. 2018.
HATTON, E. Mechanisms of invisibility: rethinking the concept of invisible work. Revista Work, employment and society. v. 31, n. 2, p. 336–351. 2017.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In D. Jodelet (Ed.) As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.
MOSCOVICI, S. El psicoanálisis, su imagen y su público. Buenos Aires, Argentina. Editorial Huemul S. A.1979.
O.I.T. OIT: leve baja del desempleo a 7,8% en América Latina y el Caribe en 2018. 2018. Disponible en: https://www.ilo.org/americas/sala-de-prensa/WCMS_655220/lang--es/index.htm. Acceso en: 13 de octubre del 2019.
O.I.T. OIT: quase dois terços da força de trabalho global estão na economia informal. 2018 Disponible en: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_627643/lang--pt/index.htm. Acceso en: 13 de octubre del 2019.
O.I.T.; PNUD. Trabajo y familia: Hacia nuevas formas de conciliación con corresponsabilidad social Santiago, Oficina Internacional del Trabajo y Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo, 2009. Disponible en: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---gender/documents/publication/wcms_111376.pdf. Acceso en: 28 de septiembre del 2019.
RODRÍGUEZ, A. Análisis comparativo: Una propuesta didáctica. Revista Letras v. 54 n. 87. Caracas. Diciembre de 2012. Disponible en: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0459-12832012000200004.
SANTOS, L. S. S.; ALVARENGA, G. I. A lógica contemporânea das relações de trabalho e o discurso proferido por uma empresa de cosméticos brasileira: legitimando uma ideologia. Revista RASI, Volta Redonda v. 5, n. 1, pp. 6-20. Rio de Janeiro. 2019. Disponible en: https://doi.org/10.20401/rasi.5.1.229. Acceso en: 28 de diciembre del 2020.
SÊGA, R. A. O conceito de Representação social nas obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Porto Alegre. 2000. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6719/4026. Acceso en: 10 de Octubre del 2019.
YOUTUBE. ¿Porque deje Natura?. Por Fanny Ramírez. 2019. 1 video (28 minutos). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=fOxYvYJP6BE. Acceso en: 9 de octubre del 2020.
YOUTUBE. AVON. la venta por catálogo no muere, va más rápido. Por Forbes México. Traducción Deysy Henao Montoya. 2019. 1 video (3:14). Disponible en: https://www.youtube.com/ watch?v=zBMjoXezbgU. Acceso en: 28 de diciembre del 2020.
YOUTUBE. AVON. Trabalha Na Avon. 2019. Disponible en: https://www.avon.com.br/aavon/trabalhar-na-avon, https://www.avon.com.br/revender-avon.
YOUTUBE. AVON. Transforme Beleza Em Lucro. Por Avon. Traducción Deysy Henao Montoya. 2021. Disponible en: https://www.avon.com.br/institucional/seja-uma-revendedora?sc=1. Acceso en: 28 de diciembre del 2020
YOUTUBE. Benefícios para as Consultoras Natura. Por Naturabroficial. Traducción Deysy Henao Montoya. 2018. 1 Video (2:36 minutos). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=KgmAfTCFvDc. Acceso en: 17 enero del 2021.
YOUTUBE. Consultoria de Beleza Natura – Conheça a história de Jean e Juliethe. Por Naturabroficial. Traducción Deysy Henao Montoya. 2018. Traducción Deysy Henao Montoya. 2018. 1Video (1:09 minutos). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=pzr7lCkit9s. Acceso en: 17 enero del 2020.
YOUTUBE. Consultoria de Beleza Natura. Por Naturabroficial. Traducción Deysy Henao Montoya. 2017. 1 Video (1:50). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=u GyBlqBU4aA. Acceso en: 9 de octubre del 2020.
YOUTUBE. Day1 | Luiz Seabra: o amor como força e a beleza como potência. Por Endeavor Brasil. Traducción Deysy Henao Montoya. 2018. 1 video (23:52 minutos). Disponible en: https://www.youtube. com/watch?v=vmKnMY0LOvc. Acceso en: 5 enero del 2021.
YOUTUBE. Deje De Ser Consultora Natura / Mi Experiencia Y Mis Errores. Por Agus Anahí. 2020. 1 video (4 Minutos). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=h2OCayueAgo. Acceso en: 9 de octubre del 2020.
YOUTUBE. Entrevista com Francine Tavares, gerente de vendas da empresa Avon. Por Jornal Razão. Traducción Deysy Henao Montoya. 2018. 1 video (15:44 minutos). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=Hgo7_CeGsKU. Acceso en Acceso en: 5 enero del 2021.
YOUTUBE. Minha história como revendedora AVON e executiva de vendas AVON. Por Dicas da Lara. Traducción Deysy Henao Montoya. 2020. 1 un video (11:40 minutos). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=s49uYp8TZlM. Acceso en: 9 de octubre del 2020.
YOUTUBE. Não Sou Mais Líder Natura. Por Bianca Campos. Traducción Deysy Henao Montoya. 2019. 1 video (16 minutos). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=xbORQGokzRw. Acceso en: 9 de octubre del 2020.
YOUTUBE. Os motivos pela alta da Natura: Inclusão e tecnologia. Por InvestNews BR. Traducción Deysy Henao Montoya. 2020. 1 video (36:03). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=UAuLuV3HnLc. Acceso en: 28 de diciembre del 2020.
YOUTUBE. Porque parei de vender MaryKay?. Por Bruebialazaretti. Traducción Deysy Henao Montoya. 2019. 1 video (17:41 minutos). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=pha4QYRFkGI&t=235s. Acceso en: 9 de octubre del 2020.
YOUTUBE. Prêmio Destaques Natura 2016. Por Naturabroficial. Traducción Deysy Henao Montoya. 2016. 1 video (3:03 minutos). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=bKQl_rukFcA&list=PLOPBwFPxkXdhvN8MLg468orCQaZe72VuR. Acceso en: Acceso en: 9 de octubre del 2020.