Elaboração de marca coletiva: o caso da tribo indígena Kiriri de Barreiras

Conteúdo do artigo principal

Erika Renata Martins Mertens
https://orcid.org/0000-0002-6596-413X
Flavio Santos Lopes
https://orcid.org/0000-0002-7688-184X
Claudia Prudencio
https://orcid.org/0000-0002-5966-785X

Resumo

A tribo indígena Kiriri situada em Barreiras tem buscado formas de organização, parcerias e geração de renda para beneficiar a coletividade. Assim, com a criação da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Indígenas Kiriri de Barreiras, a comunidade tem se envolvido em projetos visando a aprendizagem de técnicas para aproveitamento de frutos nativos do Cerrado para fabricação de geleias, doces e outros produtos artesanais. Além disso, a tribo também trabalha com a fabricação de artigos de barro, com uso de técnicas tradicionais e artesanatos diversos. Um dos objetivos da comunidade é estabelecer uma melhor organização gerencial que possibilite a comercialização dos seus produtos. Neste contexto, o presente trabalho objetivou a elaboração de marca coletiva e identidade visual, visando a proteção dos produtos ou serviços a serem implementados. No presente artigo foi detalhado o passo-a-passo para execução do trabalho e são apresentadas as perspectivas para sua continuidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS MERTENS, E. R.; SANTOS LOPES, F.; PRUDENCIO, C. Elaboração de marca coletiva: o caso da tribo indígena Kiriri de Barreiras. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 23, p. 1–12, 2023. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.23.2321558.025. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/21558. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Erika Renata Martins Mertens, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB - BA

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT – UFOB). Graduada em Ciências Contábeis (UNEB). E-mail: erika.mertens@ufob.edu.br.

Flavio Santos Lopes, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB - BA

Doutor em Genética e Melhoramento (UFV). Mestre em Produção Vegetal (UFES). Graduado em Agronomia (UFES). E-mail: 1lopes.fs@gmail.com.

Claudia Prudencio, Universidade Federal do Oeste da Bahia- UFOB - BA

Doutora e Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia. (UFOB). E-mail: cv.prudencio@gmail.com.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996. Regulamenta direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo: Brasília, DF, 15 mai. 1996. Seção 1, p. 8353. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9279.htm>. Acesso em 19 de jan. de 2021.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação dobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo: Brasília, DF, 20 de fev. 1998. Seção 1, p. 3. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/243240>. Acesso em 31 de mar. de 2022.

BRASIL. RECEITA FEDERAL. Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral. Número de Inscrição 39.338.808/0001-19. Brasília: REDESIM, 2021. Disponível em: <http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Comprovante.asp>. Acesso em 22 de abr. de 2021.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial e gestão de marcas. São Paulo: Editora Manole, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520455708/>. Acesso em 31 de mar. de 2022.

DUARTE, M. F.; BRAGA, C. P. Propriedade intelectual. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 94 p. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595023239/. Acesso em: 30 mar. 2022.

GONZÁLEZ, Sarita. Marcas coletivas valorizam produtos, serviços e estimulam a competitividade. Política Industrial. São Paulo. 2019. Disponível em: <https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/politica-industrial/marcas-coletivas-valorizam-produtos-servicos-e-estimulam-a-competitividade/>. Acesso em 04 dez. 2020.

INPI - INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Estatísticas Preliminares. Rio de Janeiro: Boletim Mensal de Propriedade Industrial, 2020. v.5, n.11 p. 1-20. Disponível em: <https://www.gov.br/inpi/pt-br/acesso-a-informacao/pasta-x/boletim-mensal/arquivos/documentos/boletim-mensal-de-propriedade-industrial_18-11-2020.pdf>. Acesso em 15 de jan. 2021.

INPI - INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Manual de Marcas. 2021. Disponível em: <http://manualdemarcas.inpi.gov.br/>. Acesso em 07 de jan. de 2021.

ISA - INSTITUTO SOCIAMBIENTAL. Kiriri. 2018. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Kiriri>. Acesso em 18 de jan. de 2021.

MELO, B.; MICHEL, M. O.; ANDRETTI, R. D.; BRAGA, S. T. Gestão de marcas. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 223 p. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028388/>. Acesso em: 31 mar. 2022.

NOVOESTE. Kiriris comemoram o Dia do Índio em Barreiras. 2012. Barreiras/BA. Disponível em: <https://www.novoeste.com/index.php?page=destaque&op=readNews&id=1751>. Acesso em 20 de dez. de 2020.

SHERMAN, B.; BENTLY, L. The making of modern intellectual property law: experience the British, 1760-1911. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. 264 p. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2022.

SILVEIRA, N. Propriedade intelectual: propriedade industrial, direito de autor, software, cultivares, nome empresarial, título de estabelecimento, abuso de patentes. 6a ed. São Paulo: Editora Manole, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520457535/>. Acesso em 30 de mar. de 2022.

TAVARES, M.C.; URDAN, A.; SHIGAKI, H.B. Transferência de significados entre consumidores, personagens e marca: Proposição de um novo modelo. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 1, p. 31-46, 2014.

WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION, WIPO. WIPO intelectual property handbook: Policy, law and use. 2 ed. Geneva: WIPO Publication, 2004. 492p. Disponível em: https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/en/wipo_pub_489.pdf. Acesso em 30 de mar. de 2022.