Uma década do Curso de Serviço Social na Unila: formação profissional, desafios e perspectivas

Conteúdo do artigo principal

Filipe Silva Neri
https://orcid.org/0000-0002-0395-9423
Maria Geusina da Silva
Juliana Domingues
Leonardo Lucas da Silva de Sousa

Resumo

Este artigo oferece uma análise abrangente da formação em Serviço Social na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) ao longo de uma década. Examina-se o desenho curricular, com foco na matriz curricular, no estágio, bem como os projetos de pesquisa, extensão e a produção de conhecimento por meio dos trabalhos de conclusão de curso. Além disso, são analisados dados relacionados ao ingresso e à situação acadêmica dos estudantes. A matriz curricular, essencial para a formação de assistentes sociais, é discutida em relação ao perfil do egresso e ao direcionamento teóricometodológico, ético-político, técnico-operativo, interventivo e investigativo. O estágio, parte intrínseca da formação, é examinado quanto à sua relevância na preparação dos estudantes para o exercício profissional. Os projetos de ensino, pesquisa e extensão coordenados por docentes do curso refletem uma diversidade de tópicos e áreas de atuação. A produção de conhecimento, por meio dos trabalhos de conclusão de curso, abrange uma ampla gama de temas, refletindo o compromisso dos estudantes com questões relevantes na América Latina e Caribe. Os dados relacionados ao ingresso de estudantes revelam desafios em termos de retenção e taxa de conclusão. Concluímos que é crucial a implementação de medidas para melhorar a qualidade do curso e o suporte aos estudantes, visando proporcionar uma educação superior de alta qualidade e formar profissionais éticos e capacitados. 

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Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA NERI, F.; DA SILVA, M. G.; DOMINGUES, J.; DA SILVA DE SOUSA, L. L. Uma década do Curso de Serviço Social na Unila: formação profissional, desafios e perspectivas. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2422521.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22521. Acesso em: 3 jul. 2024.
Seção
Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.
Biografia do Autor

Filipe Silva Neri, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Gestão em Saúde e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). E-mail:  filipe.neri07@gmail.com.

Maria Geusina da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Docente do curso de graduação em Serviço Social na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). E-mail: maria.silva@unila.edu.br

Juliana Domingues, Universidade Federal da Integração latino-Americana -UNILA

Doutora em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Mestre em Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Bacharel em Serviço Social. Docente do curso de graduação em Serviço Social na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). E-mail: juliana.domingues@unila.edu.br.

Leonardo Lucas da Silva de Sousa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). E-mail: withlucas@gmail.com.

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