A decade of the Social Work Course at Unila: professional training, challenges and perspectives
Main Article Content
Abstract
This article offers a comprehensive analysis of the Social Work program at the Federal University of Latin American Integration (UNILA) over the course of a decade. It examines the curriculum design, with a focus on the curriculum framework, internships, as well as research and extension projects, and the production of knowledge through thesis work. Additionally, data related to student enrollment and academic status are analyzed. The curriculum framework, essential for the training of social workers, is discussed in relation to the profile of graduates and the theoretical-methodological, ethical-political, technical-operative, interventional, and investigative orientation. The internship, an intrinsic part of the education, is examined for its relevance in preparing students for professional practice. Teaching, research, and extension projects led by course instructors reflect a diversity of topics and areas of expertise. The production of knowledge through thesis work covers a wide range of subjects, reflecting students’ commitment to relevant issues in Latin America and the Caribbean. Data related to student enrollment reveal challenges in terms of retention and completion rates. We conclude that it is crucial to implement measures to enhance the quality of the program and support students in order to provide high-quality higher education and to educate ethical and competent professionals.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
References
ABEPSS. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Diretrizes gerais para o curso de serviço social. Cadernos Abess, São Paulo: Cortez, n. 7, 1997. ABEPSS. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Diretrizes Curriculares elaboradas pela equipe de especialistas de 1999.
CARA. Daniel. Contra a barbárie, o direito à educação. In: CÁSSIO, Fernando (Ed.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. Boitempo Editorial, 2019.
CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. RESOLUÇÃO CFESS Nº 533, de 29 de setembro de 2008. Regulamenta a SUPERVISÃO DIRETA DE ESTÁGIO no Serviço Social. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Resolucao533.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.
CNE. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO CNE/CES 15, DE 13 DE MARÇO DE 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES152002.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.
FARE, Mónica de la. SANTOS, Simone Valdete dos. SCHNEIDER, Cristiane. GONÇALVES. Andréa Ribeiro. A universidade e a educação de jovens e adultos no Brasil: espaços distantes?. In: MACIEL, Ana Lúcia Suarez. FARE, Mónica de La. (org.). Educação Superior e formação: olhares desde o sul. Curitiba. CRV. 2021.
FORTUNA, S. L. A. e GUEDES, O. S. A produção do conhecimento e o projeto ético-político do serviço social. Revista Katálysis vol. 23 no.1, jan./abr. 2020 - SERVIÇO SOCIAL: formação, trabalho profissional e tendências teóricas contemporâneas, disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/issue/view/3009.
NERI, Filipe Silva. SILVA, Ana Beatriz Ribeiro da. FERREIRA, Laura Noveli. TORRES, Mabel Mascarenhas. Formação em tempos de pandemia: desafios para o serviço social. In: VIII Seminário de Políticas Sociais no Mercosul - SEPOME / (Novas) demandas e (novos) desafios em tempos de pandemia: resumos , de 08 a 10 de novembro de 2021 (8: 2021: Pelotas, RS). – Pelotas: UCPEL, 2021.
NERI, Filipe Silva. TORRES, Mabel Mascarenhas. O exercício profissional de assistentes sociais: os caminhos da formação profissional em tempo de pandemia. In: TORRES et al., (org.). O trabalho de assistentes sociais: entre tensões e desafios. 1 ed. Curitiba. 2022. p.21-42.
OLIVEIRA, Cirlene Aparecida Hilário da Silva. Estágio supervisionado curricular em Serviço Social: elementos para reflexão. Temporalis, Brasília-DF, ano, v. 9, p. 99- 110, 2009.
PORTES, Lorena Ferreira. et al. A produção de conhecimento sobre a formação profissional em Serviço Social: concepção de formação e as tendências presentes. In.: Anais do III Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos. UEL. Londrina/PR. 2019. Disponível em: https://www.congressoservicosocialuel.com.br/trabalhos2019/assets/4604-230723- 35737-2019-04-02-artigo-congresso-2019.pdf. Acesso em 18 set. 2023.
SANTOS, Catarina de Almeida. Educação a distância: tensões entre expansão e qualidade. In: CÁSSIO, Fernando (Ed.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. Boitempo Editorial, 2019.
SOUZA, Tatiana de Lima. AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL. In: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais 2019. 2019. Disponível em: https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/view/1232. Acesso em: 13 out. 2023.
UNILA. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Serviço Social. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/graduacao/servico-social/ppc. Acesso em: 18 set. 2023.
UNILA. Universidade Federal da Integração latino-Americana. UNILA é a instituição brasileira de ensino superior que mais atrai estudantes estrangeiros. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/noticias/unila-e-a-instituicao-brasileira-de-ensino-superior-que-mais-atrai-estudantes-estrangeiros. Acesso em 18 set. 2023.