As Universidades Estaduais do Paraná e os Cursos de Graduação em Serviço Social: uma análise de suas trajetórias e trabalho docente

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Luciane Francielli Zorzetti Maroneze
Sandra Lourenço de Andrade Fortuna

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um panorama geral como subsídio para leitura e reconhecimento das características dos cursos de Serviço Social das Universidades Estaduais do Paraná. A proposta é identificar
algumas particularidades dos cursos, evidenciando, na composição do quadro docente, a titulação e o regime de trabalho. A coleta de dados ocorreu nos anos de 2020 e 2021, por meio de pesquisa documental disponível em consulta on-line nos sites das universidades, e pesquisa de campo, com a solicitação de informações obtidas juntos aos coordenadores de cursos. Os resultados desta pesquisa apontam que a apreensão das particularidades dos cursos de Serviço Social implica uma aproximação acerca da  constituição histórica das universidades às quais os cursos estão vinculados. Revela, também, que no Paraná,  especialmente no atual governo, a acentuada precarização dos vínculos de trabalho tem apontado índices cada vez mais preocupantes, reverberando na formação acadêmico-profissional. 

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Detalhes do artigo

Como Citar
MARONEZE, L. F. Z.; FORTUNA, S. L. de A. . As Universidades Estaduais do Paraná e os Cursos de Graduação em Serviço Social: uma análise de suas trajetórias e trabalho docente. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2422700.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22700. Acesso em: 6 nov. 2024.
Seção
Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.
Biografia do Autor

Luciane Francielli Zorzetti Maroneze, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina- UEL. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá-UEM. Assistente Social pela UEL. Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Apucarana. E-mail: lucianemaroneze@gmail.com.

Sandra Lourenço de Andrade Fortuna, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Graduada em Serviço Social - Instituição Toledo de Ensino (1994). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina do Curso de Departamento de Serviço Social e Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política social. E-mail: sanlou@uel.br. 

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