The state universities of Paraná and undergraduate courses in social work: an analysis of their social trajectories and their teaching staff
Main Article Content
Abstract
The objective of this article is to provide a general overview as a basis for reading and recognizing the characteristics of Social Work careers in the state universities of Paraná. The proposal is to identify some particularities of the courses, highlighting, in the composition of the teaching staff, the title and work regime. Data collection took place in 2020 and 2021 and was carried out through documentary research, available online on the universities websites, and field research, with a request for information obtained from
course coordinators. The results of this research indicate that understanding the particularities of Social Service careers implies an approach to the historical constitution of the universities, to which the careers are linked. It also reveals that in Paraná, especially under the current government, the marked precariousness of labor relations has led to increasingly worrying rates, impacting academic-professional training.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
References
BERNARDO, K. A da S. Flexibilização contratual no setor público: condições e relações de trabalho dos professores temporários nas universidades estaduais do Paraná. 2020. 331 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
CALDARELLI, C. E. et al. Análise de indicadores de produção científica e geração de conhecimento nas universidades estaduais paranaenses. In: RAIHER, A. P. (org.). As universidades estaduais e o desenvolvimento regional do Paraná. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2017. p.21-48.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDO E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em 22 de setembro de 2021.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
PARANÁ. Lei nº. 362, de 14 de agosto de 2018. Altera e inclui dispositivo na Lei nº 11.713, de 7 de maio de 1997, que dispõe sobre a criação da carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná. Disponível em: http://portal.alep.pr.gov.br/modules/mod_legislativo_arquivo/mod_legislativo_arquivo.php?leiCod=79124&tipo=I. Acesso em 8 de novembro de 2021.
PINTO, M.B; RODRIGUES, S. L; FARAGE, E, J. Movimento sindical da educação superior pública e as transformações no mundo do trabalho. Temporalis, Brasília (DF), ano 23, n. 45, p. 151-168, jan./jun. 2023.
SADER, E. Prefácio. In MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ESTADUAL DE LONDRINA E REGIÃO. Relatório final do seminário sobre a Minuta de Lei Geral das Universidades. Londrina, ago., 2019.Disponível em: https://sindiproladuel.org.br/wp-content/uploads/2019/08/relatorio-final-para-divulgacao.pdf. Acesso em 6 de novembro de 2023.
TREIN, E.; RODRIGUES, J. O mal-estar na academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento - mercadoria. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 769-819, 2010.