Serviço Social, Educação Popular e Curricularização da Extensão Universitária

Conteúdo do artigo principal

Angela Maria Moura Costa
https://orcid.org/0000-0003-0594-6463
Anderson Roik
https://orcid.org/0000-0002-6384-5620

Resumo

A universidade pública e a formação profissional em Serviço Social estão enfrentando um desafio recente e significativo: a curricularização da extensão universitária. Ela é uma ferramenta essencial para a formação acadêmica, pois visa a estabelecer uma interação dialogal entre a universidade e a sociedade. Diante disso, o objetivo deste artigo é defender a importância da extensão universitária em uma perspectiva dialógica e emancipante para o processo de formação profissional em Serviço Social, e problematizar os desafios antigos e novos que surgem com a curricularização. Para isso, resgatamos a conexão entre Serviço Social e Paulo Freire e Educação Popular; questionamos a quem serve a universidade pública; e problematizamos a extensão universitária, a curricularização e os desafios para a formação em Serviço Social. Assim, constatamos que a universidade precisa se transformar e incluir a extensão como parte essencial da formação profissional. A extensão universitária dialógica e emancipante promove interação entre a universidade e a sociedade, buscando a transformação social e a formação de profissionais conscientes e comprometidos com a justiça social.

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Como Citar
MOURA COSTA , A. M.; ROIK, A. Serviço Social, Educação Popular e Curricularização da Extensão Universitária. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 25, p. 1–16, 2025. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.25.22703.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22703. Acesso em: 20 jun. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Angela Maria Moura Costa , Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro.

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO); Professora do Curso de Serviço Social da Unicentro. E-mail: angelacosta@unicentro.br.

Anderson Roik, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Mestre em Engenharia da Produção Pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Agente universitário e coordenador da Incubadora Social da Unicentro. E-mail: roik@unicentro.br.

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