Social Work, Popular Education, and the Integration of University Extension into the Curriculum
Main Article Content
Abstract
extension activities. University extension is an essential tool for academic education, as it aims to establish a dialogical interaction between the university and society. In this context, the objective of this paper is to advocate for the importance of a dialogical and emancipatory approach to university extension in the professional training of Social Work students, as well as to problematize
both longstanding and emerging challenges arising from this integration. To this end, we revisit the connection between Social Work, Paulo Freire, and Popular Education; we question whom the public university serves; and we critically examine university extension, its integration into the curriculum, and the challenges it poses to Social Work education. Therefore, our findings
suggest that the university must undergo transformation and incorporate extension activities as an essential component of professional education. A dialogical and emancipatory university extension fosters interaction between academia and society, promoting social transformation and the development of professionals who are conscious and committed to social justice.
Downloads
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL - ABEPSS. Curricularização
da extensão e Serviço Social. Brasília, DF: ABEPSS, 2022. Disponível em https://www.abepss.org.br/
arquivos/anexos/curricularizacao-da-extensao-e-servico-social_final-202301261913054487670.pdf
Acesso em: 15 jul. 2024.
AMMANN, Safira Bezerra. Ideologia do desenvolvimento de comunidade no Brasil. 9ª Ed. São Paulo:
Cortez, 1997.
BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte-MG: Letramento: Justificando, 2018.
BERTH, Joice. O empoderamento e o esvaziamento leviano dos conceitos. Carta Capital (17.07.2019).
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/empoderamento-e-os-perigos-doesvaziamento-
leviano-de-conceitos/ Acesso em: 22 nov. 2023.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. Coleção Primeiros Passos. 16ª ed. São Paulo:
Brasiliense, 1985.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal: Brasília, 1988.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Senado
Federal: Brasília, 1996.
BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras
providências. Senado Federal: Brasília, 2014.
BRASIL. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na
Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o
Plano Nacional de Educação PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. 19/12/2018.
CARDOSO, Priscila Fernanda Gonçalves. Ética e projetos profissionais: os diferentes caminhos do
Serviço Social no Brasil. Campinas, SP: Papel Social, 2013.
CHRISTOFFOLI, Pedro Ivan; SANTOS, Cristina Sturmer dos. O potencial da práxis transformadora na
extensão universitária num país em contexto de fratura social exposta. In.: VALADÃO, Adriano da Costa
et al (Orgs). Economia Solidária & Tecnologia Social: práticas e reflexões. Ponta Grossa: Estúdio
Texto, 2018. (p.39-61).
COELHO, Marilene. Imediaticidade na Prática Profissional do Assistente Social. Rio de Janeiro:
Lumen Juris, 2013.
FIGUEIREDO, Angela. Epistemologia insubmissa feminista negra decolonial. Revista Tempo &
Argumento (v.02, nº 29, e0102, jan/abr. 2020). Florianópolis, 2020. Disponível em: https://revistas.
udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180312292020e0102 Acesso em: 23 nov. 2023.
Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras - FORPROEX. Política
Nacional de Extensão Universitária. Manaus – AM, 2012. Disponível em https://proex.ufsc.br/
files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso
em: 13 abr. 2023.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 8ª ed. São Paulo: Villa das Letras, 2007.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 32ª Ed - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? (Tradução de Rosiska Darcy de Oliveira, prefácio de Jacques
Chonchol). 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Fátima. Paulo Freire em tempos de barbárie. In.: VASCONCELOS, Joana Salém; MENDES, Maíra
Tavares; MUSSI, Daniela. Paulo Freire e a educação popular: esperançar em tempos de barbárie. São
Paulo: Elefante, 2023. (p. 27-34).
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto; QUIMELLI, Gisele Alves de Sá (Orgs). Princípios da extensão
universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: Editora CRV, 2016.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere: os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Edição
e tradução Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v. 2.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. (Tradução de
Marcelo Brandão Cipolla). 2ª Ed - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
IMPERATORE, Simone Loureiro Brum. Curricularização da extensão: Experiência da articulação
Extensão-Pesquisa-Ensino-Extensão como potencializadora da produção e aplicação de conhecimentos
em contextos reais. Rio de Janeiro: Gramma, 2019a.
IMPERATORE, Simone Loureiro Brum. Extensão-pesquisa-ensino-extensão: expressão e fundamento
de uma universidade transformadora. In.: IMPERATORE, Simone Loureiro Brum. Curricularização da
extensão: Experiência da articulação Extensão-Pesquisa-Ensino-Extensão como potencializadora da
produção e aplicação de conhecimentos em contextos reais. Rio de Janeiro: Gramma, 2019b, p. 19–45.
JACINTO, Adriana Giaqueto. Trabalho socioeducativo no Serviço Social à luz de Gramsci: o intelectual
orgânico. Revista Katálysis (v. 20, n. 1, p. 84-92, jan./abr.). Florianópolis: SC, 2017. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rk/a/DPvXpTxCCTxkmfrfNcw8gFG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 maio
MACHADO, Aline Maria Batista; SILVA, Andrêsa Melo da; TOLENTINO, Graziela Aparecida Pereira. Paulo
Freire e a educação popular na história do Serviço Social brasileiro (1980-2010). Revista Serviço Social
& Sociedade (n. 134, p. 70-87, jan./abr.). São Paulo: Cortez, 2019. Disponível em: https://www.scielo.
br/j/sssoc/a/64sQhQzqsnnwBh5zRntwwxp/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 16 maio 2022.
MACHADO, Verônica Moreno. Algumas Reflexões sobre as Concepções de Extensão Universitária.
Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXIII, Nº. 000035, 14/08/2013. Disponível
em: https://semanaacademica.org.br/artigo/algumas-reflexoes-sobre-concepcoes-de-extensaouniversitaria.
Acesso em: 20 nov. 2021.
NETO, João Colares da Mota. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno
do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borba. Curitiba: CRV, 2016.
REIS, Renato Hilário dos. Histórico, Tipologias e Proposições sobre a Extensão Universitária
no Brasil. Linhas Críticas. v. 2, n. 2, 1996. Disponível em http://periodicos.unb.br/index.php/
linhascriticas/article/download/6094/5042. Acesso em: 24 out 2024.
RIBEIRO, Darcy. Universidade para quê? Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1986.
SANTOS, Leila Lima. Serviço Social na América Latina: 1970-1980. (Entrevista Memória). Em Pauta
(n. 20, ). Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/
revistaempauta/article/view/167/193. Acesso em: 16 maio 2022.
SCHEFFER, Graziela. Pedaços do tempo: legado de Paulo Freire no Serviço Social. Revista Textos &
Contextos (v. 12, n. 2). Porto Alegre: RS, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/
index.php/fass/article/view/14152. Acesso em: 16 maio 2022.
SCHEFFER, Graziela; CLOSS, Thaisa; ZACARIAS, Inez (Orgs). Serviço Social e Paulo Freire: diálogos
sobre Educação Popular. Curitiba: Editora CRV, 2021.
Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Resolução nº 8-CEPE-CAD/2021/UNICENTRO
- Dispõe sobre a atribuição de aulas e outras atividades ao corpo docente da UNICENTRO. Guarapuava:
UNICENTRO, 2021. Disponível em: https://sgu.unicentro.br/pcatooficiais/imprimir/AE1F7D4A. Acesso
em: 15 jul. 2024.
VASCONCELOS, Ana Maria de. A/O Assistente Social na luta de classes: projeto profissional e
mediações teórico-práticas. São Paulo: Cortez, 2015.